A osteonecrose mandibular é uma lesão na região bucal que tem como principal característica a presença de osso exposto na mandíbula ou no maxilar. O principal sintoma envolvido no quadro é a dor local, mas há casos em que o paciente não sente nada. Ela pode estar associada à osteoporose, mas é importante destacar que trata-se de um problema raro, que acomete um percentual bem pequeno de pessoas.
Relação entre osteonecrose mandibular e osteoporose
“Osteonecrose mandibular (necrose avascular da mandíbula) consiste na área de exposição óssea da região maxilofacial que não cicatriza em 8 semanas, após identificação pelo profissional de saúde. Ela ocorre entre 0,001% e 0,1% dos indivíduos que fazem tratamento com bifosfonatos contra osteoporose e que não tenham recebido radiação na região craniofacial”, informa o geriatra Ricardo Komatsu.
Por mais que exista essa associação entre essa medida específica do tratamento contra osteoporose e essa doença que atinge a região da boca, não existem evidências concretas na literatura científica que comprove de forma direta essa relação. Contudo, essa suspeita serve para que os pacientes sejam cautelosos e busquem estar sempre em contato com o médico especialista para que ele possa acompanhar todo o processo e indicar as ações mais adequadas em cada etapa.
Outras causas e tratamento da osteonecrose mandibular
Também são apontadas como causas para a manifestação da osteonecrose mandibular uma eventual extração de dente ou trauma dentário e a realização de radioterapia de cabeça e pescoço (osteorradionecrose). Mesmo assim, a osteonecrose mandibular pode aparecer sem nenhuma justificativa concreta, de forma aparentemente espontânea. Mas vale reforçar: a ocorrência deste episódio é realmente rara.
Quando o paciente é diagnosticado com osteonecrose mandibular, é necessário buscar um bom médico especialista para tratar o problema, tendo em vista que não se trata de algo simples. Recomenda-se encontrar um cirurgião bucomaxilofacial com experiência no tratamento deste quadro específico. “O tratamento da osteonecrose mandibular normalmente envolve desbridamento limitado, antibióticos e enxaguantes bucais”, finaliza Komatsu.
Foto: Shutterstock