AchèAchè
search
Título

O que causa o famoso formigamento nas pernas?

Meu Corpo
Pernas e Braços

19 de outubro de 2023

Por mais que a hipertensão se manifeste mais comumente em indivíduos adultos, a doença também pode surgir em jovens. Como o problema é, em muitos casos, assintomático, a criança ou o adolescente pode sofrer com o mesmo mas não saber. Por isso, é fundamental que os pais garantam que seus filhos estejam sempre em dia com consultas e exames para hipertensão, para que haja condições de ser investigado o mais cedo possível qualquer tipo de alteração de saúde.

Manifestação da hipertensão antes da vida adulta


“Estima-se que na última duas décadas a porcentagem de crianças e adolescentes com hipertensão arterial tenha dobrado. A
causa pode ser secundária a outras doenças, como doenças renais, por exemplo, ou primária (herança genética associada ao estilo de vida, com ênfase para a presença de obesidade)”, afirma a cardiologista Carolina Nagano. “Nesta fase, a interferência dos pais é de suma importância, já que o risco de infarto e arritmias na fase adulta se torna bem maior”, acrescenta a médica.
Ainda segundo a especialista, como a doença pode ser assintomática, deverá ser pesquisada de forma rotineira a partir dos três anos de idade. De acordo com o Dr. Gabriel Dotta, também cardiologista, o diagnóstico, por vezes, se dá quando há lesões em órgãos alvo, como o coração e os rins.
“A hipertensão secundária é um tipo de hipertensão que deve ser suspeitada em crianças e adultos jovens com níveis tensionais aumentados. Em crianças, o pediatra verifica isso consultando uma tabela específica de níveis de pressão arterial conforme a idade. O médico deve avaliar a necessidade de exames complementares para melhor caracterização. As principais causas de hipertensão em jovens podem ser hormonais, renais, vasculares, dentre outras e, inclusive, a obesidade”, informa Dotta.

Conheça o Cuidados Pela Vida

Principais medidas de tratamento


O tratamento contra pressão alta, independente da idade do paciente, gira em volta de alguns pilares, segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH): redução do peso, prática de exercícios físicos, mudança do padrão alimentar, cessar o tabagismo, nunca parar o tratamento, dentre outros. “
, tudo dependerá de alguns fatores, como gravidade da hipertensão arterial, existência de outras doenças, lesões em alguns órgãos pela pressão alta, etc.”, ressalta Nagano. 

Dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão:
https://www.sbh.org.br/arquivos/hipertensao/10-mandamentos-contra-a-pressao-alta/

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Varizes: Costureira alivia dor nas pernas com tratamento e pode voltar a trabalhar

Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), estudos nacionais apontam que 37,5% dos brasileiros sofrem com varizes, veias superficiais que se dilatam, entortam e causam sensação de queimação nas pernas devido a problemas na circulação do sangue. Necilda R. de O., de São João da Lapa (MG), na Região Metropolitana de Belo Horizonte, […]

Artigos
O excesso de exercícios para as pernas pode contribuir para a formação de varizes?

A prática de exercícios físicos é um dos hábitos fundamentais para melhorar a qualidade de vida e a saúde, tanto mental quanto física. No entanto, é preciso consultar um médico antes de iniciar uma nova atividade e tomar cuidado com os excessos. Fazer exercícios para as pernas de maneira exagerada pode acabar favorecendo o surgimento […]

Artigos
A queimação nas pernas é um sintoma comum de varizes?

O quadro de varizes é composto por alguns sintomas, o que inclui a sensação de queimação nas pernas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), as principais queixas clínicas dos pacientes são dor tipo queimação ou cansaço, sensação de peso e ardência nas pernas, além de inchaço nas pernas, especialmente […]

Converse com um dos nossos atendentes