O formigamento nas pernas é um sintoma que pode estar associado a diversos males, desde os mais simples aos mais complicados. A varizes é um deles. Uma investigação precisa é necessária com a ajuda de um angiologista.
Formigamento nas pernas: o que é?
É muito comum que esta sensação seja imediatamente associada à falta de circulação no sangue, mas o leque de possibilidades é bem mais amplo. “Desidratação, diabetes descompensada, insuficiência venosa e compressão neurológica são as principais causas que levam ao formigamento das pernas”, afirma o angiologista Jayme Ramos.
No caso da insuficiência venosa, que tem as varizes como uma de suas principais causas, a pressão nas veias aumenta e há dificuldade do retorno do sangue para o coração. De acordo com o médico, alguns dos tratamentos propostos são “o uso de meias elásticas, medicamentos venotônicos, exercícios, elevação dos membros inferiores e até cirurgia, em alguns casos”.
Formigamento nas pernas pode ter várias causas
O formigamento nas pernas pode estar relacionado também com déficit nutricional, sendo a deficiência de potássio o exemplo mais comum. “Apenas manter uma alimentação saudável e rica em todos os seus grupamentos já deve ser o necessário para evitar essa deficiência”, avalia Jayme. “Beber muito líquido para evitar desidratação também. Em último caso pode ser oferecido na forma de suplementos”, completa.
O formigamento nas pernas é apenas um sintoma associado a diferentes problemas e, portanto, também vem acompanhado de outras manifestações do corpo. “Pernas pesadas e cansadas, principalmente no fim do dia, dor mal caracterizada, pernas inquietas ao dormir, queimação, inchaço, coceira e câimbra são outros exemplos”.
Outras possíveis causas do formigamento nas pernas:
– ansiedade e estresse
– diabetes
– fraturas
– mordida de animais
– aterosclerose
– síndrome de Guillain–Barré
Está sentindo formigamento nos membros inferiores (pernas e pés)? Diante das informações acima, não pense duas vezes. Procure um médico especialista e marque uma consulta para o estudo das causas do problema.
Foto: Shutterstock