AchèAchè
search
Título

O herpes pode ser transmitido em uma piscina pública?

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

Herpes é uma infecção causada pelo vírus herpes simples, que provoca coceira e formigamento na boca, nos lábios e até na gengiva nos primeiros estágios e, posteriormente, bolhas e feridas. O primeiro episódio de herpes costuma ser mais grave e duradouro e pode até deixar o paciente em estado febril.

A principal forma de contágio é o contato direto ou indireto com as feridas, ou seja, utensílios compartilhados são arriscados. Mas e lugares compartilhados, como uma piscina pública?

 

Herpes não é transmitido em piscinas

 


Pode enfrentar o calor com mais tranquilidade: o vírus não é transmitido em piscinas públicas. “O herpes não se transmite em piscina”, afirma a infectologista Keilla Mara de Freitas. “O vírus é transmitido apenas por contato direto ou indireto com lesões ativas ou por via sexual mesmo com lesões não ativas, ou ainda de mãe para filho na gestação“, afirma a infectologista Keilla Mara de Freitas.

Apesar de a forma de transmissão mais importante ser o contato direto com as lesões causadas pelo herpes, as relações sexuais sem preservativo também podem provocar a infecção. De acordo com a especialista, o uso do preservativo evita a transmissão sexual quando não há lesões.

Até mesmo o beijo pode transmitir o vírus se houver lesões ativas, mas a saliva sozinha não é um material infectante. O contato indireto com por meio do compartilhamento de objetos de uso comum, como talheres, copos e outros utensílios de cozinha sem lavar, também é uma forma de contágio, desde que o objeto tenha encostado nas lesões.

 

Gestante pode transmitir vírus do herpes para o filho

 


Existe ainda o risco de transmissão de mãe para filho durante a gestação. “A transmissão vertical geralmente ocorre apenas quando a gestante tem a primeira infecção durante a gravidez e não é preciso ter lesões visíveis”, explica Keilla. Outra possibilidade é o contágio durante o parto normal, no momento em que o bebê passa pelo canal do parto e entra em contato com lesões ativas.

 

Dra. Keilla Mara de Freitas é formada pela Escola Latino-Americana de Medicina, com residência médica em Infectologia pela UFMG e atua em São Paulo. CRM-SP 161392 – Site oficial.

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
É necessário usar cloro para limpar vegetais que serão comidos crus?

Adotar cuidados com a alimentação para melhorar e proteger sua saúde não significa apenas escolher uma boa variedade de produtos, ricos nos mais diversos nutrientes. É importante também saber como higienizá-los e prepará-los adequadamente. Soluções feitas com cloro, por exemplo, devem ser usadas para limpar vegetais crus para evitar parasitoses intestinais. Confira algumas dicas de higienização […]

Artigos
O pré-diabetes pode ser revertido, antes da manifestação plena da doença?

Como o nome sugere, o pré-diabetes é um quadro que antecede o diabetes e que também apresenta elevação importante de açúcar no sangue, porém não o suficiente para que o diagnóstico da doença seja feito. Caso o aumento da glicose no sangue seja identificado ainda nesta fase, é possível evitar que a doença se manifeste […]

Artigos
Obesidade: Como proteger as articulações quando estamos acima do peso?

A obesidade provoca uma série de consequências ruins para a saúde e uma delas é o desgaste das articulações. O peso excessivo do corpo sobrecarrega essas estruturas, além de ossos e cartilagem. Emagrecer torna-se, então, uma medida necessária. Para isso, deve-se recorrer a um profissional que oriente o tratamento adequado.    “O passo inicial é […]

Converse com um dos nossos atendentes