search
    Título

    O diabetes pode causar impotência sexual nos homens?

    Uncategorized

    Por

    O diabetes pode provocar impotência sexual nos homens. A doença causa no corpo uma série de alterações vasculares e sensitivas que interferem na circulação sanguínea nos vasos da região genital. Com isso, a ereção é prejudicada e, consequentemente, o contato íntimo também.

    Diabetes causa lesões em vasos e nervos e prejudica ereção e orgasmo


    O aumento de açúcar (glicose) no sangue causa lesão em vasos e nervos. A função sexual masculina depende justamente destes dois sistemas: neural e vascular. O estímulo parte do nosso cérebro ao pênis por meio de uma comunicação neural, ou seja mediada pelos nervos. Uma vez que o estímulo chega ao pênis, os vasos se dilatam aumentando a quantidade de sangue e, assim, o volume do pênis”, explica o cardiologista Andrei Sposito.
    O orgasmo também depende da integridade dos nervos situados no pênis, visto que estes levam a sensação ao cérebro que desencadeia o prazer experimentado nessa situação. “Após o orgasmo, o cérebro desliga esse estímulo e o sangue excedente é retirado do pênis, revertendo a ereção. Com as lesões dos vasos e nervos, o diabetes atrapalha a ereção e também o orgasmo”, acrescenta.

    Importância do diagnóstico precoce para evitar a impotência sexual


    Para evitar que tudo isso ocorra,
    a única saída é diagnosticar precocemente o diabetes e começar a tratar de forma completa e rápida. Se o diabetes for bem controlado nada disso acontecerá e a vida sexual não terá nenhuma limitação. “Se tratarmos o diabetes tardiamente, ainda ocorre melhora, mas nem sempre ela é completa. Por isso, atenção ao diagnóstico precoce”, avisa o médico.
    Como o diabetes é uma doença silenciosa, ou seja, cursa sem sintomas, o médico recomenda realizar exames periódicos para que possa haver um diagnóstico precoce. Para prevenir ou tratar a doença, é importante controlar os valores da glicose e da pressão arterial e buscar manter um estilo de vida saudável, com prática de atividade física, alimentação balanceada e manutenção do peso.  
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes