search
Título

O convívio com pets influencia a imunidade das crianças?

Baixa Imunidade
Cuidados e Bem-estar

19 de outubro de 2023

O convívio com pets pode influenciar a imunidade das crianças, tanto positivamente quanto negativamente. Os efeitos negativos se estabelecem, principalmente, quando a criança já apresenta um quadro alérgico, como asma e rinite, antes de passar a conviver com cachorros, gatos, etc. Mais especificamente, o pêlo dos animais costuma desencadear crises nos pequenos. 

Influência dos pets na imunidade das crianças


“Já existem estudos mostrando que as crianças que convivem com animais de estimação desde que nascem apresentam um estímulo maior do
desenvolvimento de seu sistema imunológico. Além disso, há uma tendência menor de desenvolverem doenças alérgicas”, informa a alergista e imunologista Cláudia Lobo César.
Ainda segundo a especialista, o inverso também pode acontecer, quando uma criança maior, que já possui asma ou rinite, adquire um animal de estimação pela primeira vez. “Neste caso específico, a asma ou rinite da criança pode piorar se já for sensibilizada aos ácaros e, principalmente, ao epitélio do cão ou do gato”, explica a médica.

Cuidados e tratamento para fortalecer as defesas dos pequenos


Para evitar problemas, os pais devem garantir que os filhos com alergias estejam, primeiramente, se tratando adequadamente, além de mantê-los longe dos alérgenos que deflagram as crises (os pets, por exemplo).
Cuidados diários com a imunidade infantil também são fundamentais, especialmente porque nos primeiros anos de vida há maior propensão a infecções pela imaturidade das defesas do organismo.
Dentre esses cuidados, pode-se destacar uma alimentação saudável, rica em diversos nutrientes; vacinação em dia; hidratação adequada ao longo de todos os dias; prática de atividades físicas de forma regular (brincadeiras ao ar livre); e boa noite de sono. Além disso, os pais podem apostar no tratamento medicamentoso para fortalecer o sistema imune de seus filhos. 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Intolerância à lactose: por que é tão importante buscar ajuda médica?

A intolerância à lactose é um problema que exige diagnóstico, tratamento e acompanhamento médico. Só assim será possível controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida. As orientações médicas são fundamentais para que o paciente tome conhecimento dos cuidados diários necessários. A boa adaptação aos novos hábitos na rotina recomendados pelo médico fará toda a […]

Artigos
Quais vitaminas e minerais estão mais associados à imunidade do organismo?

O sistema imunológico é o grande responsável por proteger o corpo de vírus e bactérias causadores de doenças. Segundo o portal Saúde Brasil, vinculado ao Ministério da Saúde, ter uma alimentação saudável ajuda a fortalecer a imunidade do organismo e, assim, a prevenir essas doenças, visto que o sistema imunológico depende de minerais, vitaminas e aminoácidos específicos […]

Artigos
O frio chegou: Quais são os sintomas de uma baixa na imunidade?

Algumas pessoas aparentemente não conseguem encarar uma frente fria que logo ficam doentes, não é mesmo? Isso é apenas um sinal claro de um organismo com baixa imunidade ou imunodeficiência, uma situação perigosa que pode ser porta de entrada para diversas doenças oportunistas. O problema é que identificar sintomas de uma baixa imunidade não é […]

Converse com um dos nossos atendentes