AchèAchè
    search
    Título

    O consumo de álcool prejudica a qualidade do sono?

    Uncategorized

    Por

    Algumas pessoas acreditam que o consumo de álcool antes de dormir pode facilitar a chegada do sono e acabam recorrendo às bebidas alcoólicas para ter uma noite melhor. No entanto, por mais que este hábito possa realmente ajudar a dormir, as consequências negativas que esse tipo de bebida traz ao sono e à qualidade de vida não compensam. 

    Consumo de álcool diminui qualidade do sono


    “O álcool até ajuda a induzir o sono, mas não contribui para um descanso reparador. Uma das características da ingestão da bebida é que ela pode fragmentar os padrões do sono na segunda metade da noite, causando múltiplos despertares sem que a pessoa perceba”, afirma o especialista em Medicina do Sono Shigueo Yonekura. 

    A fase REM é uma das mais importantes do ciclo do sono. É nela em que os sonhos acontecem e que a memória é consolidada. Como as bebidas alcoólicas reduzem o tempo do sono REM, é comum acordar cansado e com dificuldade para se lembrar de acontecimentos passados. Além disso, o álcool pode piorar a respiração e provocar o ronco. 

    Álcool e remédios: combinação perigosa


    Vale lembrar ainda que o consumo de álcool junto de medicações pode ser ainda mais prejudicial, como alerta o médico: “Quando associada aos remédios para dormir, a ação das bebidas alcoólicas pode ser potencializada, assim como a ação do medicamento. Os calmantes podem ter ação mais intensa e provocar efeitos colaterais indesejados. Em pessoas com
    apneia do sono, a combinação pode agravar as pausas respiratórias decorrentes do distúrbio”.

    O ideal, portanto, para evitar uma redução na qualidade do sono é não consumir qualquer tipo de bebida alcoólica perto da hora de dormir. Segundo Dr. Yonekura, não existe uma quantidade segura. O especialista completa: “Se consumir álcool, o ideal é esperar de 3 a 4 horas para dormir”.


    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes