AchèAchè
search
Título

Nova variante da COVID-19: Quais são as diferenças? Devo me preocupar?

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

Uma nova variante da COVID-19 foi detectada e está em circulação no Brasil. É a BQ.1, uma subvariante da ômicron. A notícia traz algumas dúvidas sobre o seu potencial de transmissão e as diferenças entre as variantes já conhecidas. Afinal, quais são os sintomas? Como se proteger do vírus? Conversamos com a infectologista Flavia Cohen que respondeu as principais dúvidas sobre a nova variante da COVID-19. Confira!

Nova variante COVID-19: entenda os sintomas e diferenças para as variantes anteriores

 

Segundo a infectologista, a principal diferença da nova variante da COVID-19 para as anteriores é o seu comportamento menos agressivo no corpo: “Essa variante não tem causado uma inflamação sistêmica do organismo, o que é importante, já que é um sinal de que a maioria dos casos é mais leve e menos agressiva”.
Os sintomas de COVID-19 com a nova variante são similares aos de uma gripe comum. “Na verdade, os sintomas são bem parecidos com de uma gripe normal, podendo surgir febre, dor de cabeça, dor de garganta e coriza”, explica Dra. Flavia. No entanto, assim como acontece com a própria gripe e com as demais variantes do coronavírus, os sintomas podem variar de intensidade em cada pessoa.

Como se prevenir contra a nova variante da COVID-19: reforce o sistema imunológico

 

Embora a nova variante da COVID-19 aja menos agressivamente no organismo, a prevenção é fundamental para diminuir as chances de infecção e transmissão do coronavírus. Dra. Flavia recomenda adotar hábitos que reforcem o sistema imunológico: “A prevenção deve ser feita da mesma maneira que se previne qualquer outra doença viral, ou seja, cuidando muito bem do sistema imunológico. Isso pode e deve ser feito por meio da prática de exercícios físicos, de uma boa alimentação, além de manter uma boa higiene das mãos”.
A vacina contra a COVID-19 também é fundamental para a proteção coletiva contra o coronavírus e suas variantes. O Ministério da Saúde recomenda a imunização completa, com todas as doses de reforço da vacina contra COVID-19. O uso de máscaras em locais fechados e com grande circulação de pessoas, como no transporte público e em shoppings, também auxilia na prevenção contra a nova variante. 

Estou com sintomas de COVID-19! E agora? Saiba o que fazer ao testar positivo para coronavírus

 

Se você sente que pode estar com sintomas de COVID-19, o primeiro passo é fazer um teste para detectar a infecção. Em caso de resultado positivo, a infectologista recomenda os seguintes cuidados: “É importante manter o isolamento para não transmitir a doença para outras pessoas. Caso apresente os sintomas de uma maneira mais grave e se eles durarem mais de 5 dias, procure auxílio médico imediatamente”. 

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
É necessário usar cloro para limpar vegetais que serão comidos crus?

Adotar cuidados com a alimentação para melhorar e proteger sua saúde não significa apenas escolher uma boa variedade de produtos, ricos nos mais diversos nutrientes. É importante também saber como higienizá-los e prepará-los adequadamente. Soluções feitas com cloro, por exemplo, devem ser usadas para limpar vegetais crus para evitar parasitoses intestinais. Confira algumas dicas de higienização […]

Artigos
O pré-diabetes pode ser revertido, antes da manifestação plena da doença?

Como o nome sugere, o pré-diabetes é um quadro que antecede o diabetes e que também apresenta elevação importante de açúcar no sangue, porém não o suficiente para que o diagnóstico da doença seja feito. Caso o aumento da glicose no sangue seja identificado ainda nesta fase, é possível evitar que a doença se manifeste […]

Artigos
Obesidade: Como proteger as articulações quando estamos acima do peso?

A obesidade provoca uma série de consequências ruins para a saúde e uma delas é o desgaste das articulações. O peso excessivo do corpo sobrecarrega essas estruturas, além de ossos e cartilagem. Emagrecer torna-se, então, uma medida necessária. Para isso, deve-se recorrer a um profissional que oriente o tratamento adequado.    “O passo inicial é […]

Converse com um dos nossos atendentes