AchèAchè
    search
    Título

    Medicamentos tópicos contra a calvície podem ajudar no crescimento da barba?

    Uncategorized

    Por

    O crescimento da barba não é igual em todos os homens. Para uns, os fios crescem com volume e regularidade, enquanto outros têm a barba falhada e rala. Apesar dessas diferenças serem frequentes, elas podem incomodar e, para tentar corrigi-las, alguns homens têm apostado no uso de medicamentos tópicos contra a calvície para estimular o crescimento da barba. Afinal, esse tratamento funciona?

    Medicamentos tópicos podem ajudar no crescimento dos pelos da barba

    Ainda que a maior parte das pesquisas e das indicações para medicamentos tópicos com minoxidil seja para combater a calvície, esses produtos podem fazer efeito também no crescimento dos pelos da barba. “Há menos estudos relacionados ao seu uso na barba em comparação com a calvície, porém, por ser um medicamento seguro, os dermatologistas têm prescrito também para ajudar no crescimento da barba de homens que apresentam falhas ou pelos muito finos”, afirma a dermatologista Daniela Aidar.

    Além da medicação tópica, existem outras modalidades de tratamento para quem não consegue crescer uma barba. “Em casos onde a falta do pelo é constitucional, o implante de pelos na área de barba já é um tratamento disponível e eficaz”, informa o dermatologista Bruno Vargas.
    Para o implante, cada paciente deve ser avaliado individualmente para verificar se já teve problemas de cicatrização ou queloide. Os fios podem ser retirados da cabeça ou até mesmo da área embaixo do queixo. Já quem tem falhas na barba pode disfarçá-las deixando os fios bem aparados ou tendo paciência para que os fios cresçam com maior uniformidade.   

    Como funcionam os medicamentos tópicos contra a calvície?

    Os medicamentos tópicos atuam tanto nos mecanismos de crescimento dos fios, quanto na circulação sanguínea da pele abaixo deles, favorecendo o crescimento. “Os medicamentos tópicos ajudam a estimular o crescimento capilar e melhoram também a circulação sanguínea, fornecendo mais oxigênio para a raiz dos cabelos, atuando como vasodilatador”, diz Vargas.
    Os resultados são vistos de acordo com o crescimento dos novos fios. Em geral, é possível notar diferenças a partir do segundo mês de uso contínuo, mas o tempo de uso desse tipo de medicamento é individualizado e determinado a partir do diagnóstico do paciente.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes