AchèAchè
    search
    Título

    Mamografia: Saiba tudo sobre o exame que ajuda a detectar o câncer de mama

    Uncategorized

    Por

    O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres do mundo todo, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Para prevenir essa doença ou detectá-la de maneira precoce e, assim, aumentar as chances de sucesso no tratamento e de cura, é importante fazer regularmente, além do autoexame de mama, a mamografia. 

    Se você nunca fez esse procedimento, está insegura, com dúvidas em relação aos preparativos ou sobre como é realizado, veio ao lugar certo! O Cuidados Pela Vida entrevistou o mastologista Gusttavo Zucca-Matthes, que esclareceu tudo o que você precisa saber sobre a mamografia. Veja só!

    O que é mamografia? Para que serve esse exame?

    A mamografia é um exame, bem similar a um raio X, em que a mama da paciente é pressionada entre duas chapas para detectar imagens do interior dos seios. “Ela permite detectar todos os tipos de lesões, até mesmo as mais milimétricas, e isso vai ajudar na descoberta precoce do câncer de mama. Quanto mais cedo for diagnosticado, maiores serão as chances de cura e com probabilidade pequena de mutilação”, atentou o médico.

    Quando se deve fazer uma mamografia?

    A mamografia deve ser feita a partir dos 40 anos, com uma frequência anual ou a cada dois anos, conforme explica o mastologista: “Em algumas situações, quando se detectam lesões suspeitas, solicitamos que a paciente repita a mamografia a cada três ou seis meses, dependendo do tipo de alteração encontrada”. 

    A mamografia também pode ser feita antes dos 40 anos, só que nessa faixa etária, Dr. Gustavo conta que há uma particularidade: “Como a mama dessa paciente estará jovem, será mais difícil obter boas imagens, já que o raio não consegue ultrapassar o tecido denso da região. Por isso, recomendamos que seja feito após os quarenta” – idade em que a pele começa a ficar naturalmente mais fina.

    Prepare-se para a mamografia: saiba como o exame é feito

    Não existe nenhum preparo especial para fazer a mamografia. Basta ir até a clínica ou hospital de preferência e realizar o exame, que costuma ser feito de forma bem simples e rápida. “A mama da paciente é colocada entre duas chapas e são tiradas imagens de duas incidências (médio lateral oblíqua e crânio caudal) de ambos os seios”. Caso a paciente apresente implante de silicone, existem manobras especializadas que devem ser feitas para que a prótese não interfira no resultado.

    Mamografia dói: mito ou verdade?


    O principal receio entre as mulheres na hora de fazer a mamografia é se o procedimento vai causar algum tipo de dor. O
    mastologista responde essa questão sem rodeios: “Eu diria que é um exame que causa desconforto por conta da compressão. Se a mulher estiver em um dia em que as mamas estão mais sensíveis, ela pode, sim, sentir dor”. Mas isso não deve ser encarado como um motivo para não realizar a mamografia. “É um desconforto em um só dia do ano que pode significar a sua vida”, ressaltou Dr. Gustavo.

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes