AchèAchè
    search
    Título

    Entenda como o apoio à mulher com câncer de mama é fundamental para o sucesso do tratamento!

    Cuidados e Bem-estar
    Saúde da Mulher

    Por Dra. Clarissa Botelho

    22 de março de 2022

    O diagnóstico precoce e os tratamentos para câncer de mama são fundamentais no combate dessa doença, que é a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil. Tão importantes quanto esses dois fatores é o apoio psicossocial às mulheres diagnosticadas com a doença. Conversamos com a ginecologista Clarissa Botelho sobre o papel do acolhimento e da presença de uma rede de apoio durante os tratamentos para câncer de mama. Continue lendo para saber mais!

    Diagnóstico do câncer de mama gera medos que devem ser confortados

     

    Apesar de os avanços científicos dos últimos anos permitirem uma postura otimista nos tratamentos para câncer de mama, é comum que a mulher seja tomada por medos ao receber o diagnóstico. ”Medo da morte, medo de perder a mama, medo de se sentir menos mulher. Então, sem dúvida, o impacto na saúde mental é enorme e não deve ser negligenciado”, compartilha Dra. Clarissa. 

    Importância do apoio psicossocial para pacientes com câncer de mama

     

    Diante desses sentimentos, é muito importante que a mulher seja ouvida, acolhida e confortada. E é esse o papel essencial do apoio psicossocial na vida da paciente com câncer de mama. A rede de apoio pode ser formada por pessoas próximas à mulher, como amigas e familiares, mas também por uma equipe multiprofissional de médicos e psicólogos. Outra forma interessante de ter acolhimento é buscando grupos de apoio compostos por outras pacientes e ex-pacientes que venceram a luta contra o câncer de mama.

    Além de conversar, demonstrar compreensão, estar presente e dar afeto à mulher enferma, a rede de apoio também deve ajudar com tarefas do dia a dia, já que os sintomas de câncer de mama podem limitar a mobilidade. ”O sofrimento é grande, mas a mudança da rotina após o diagnóstico depende da interação da personalidade da paciente e das limitações advindas do tipo de tratamento preconizado”, afirma a ginecologista.

    Rede de apoio colabora para o sucesso dos tratamentos para câncer de mama

     

    Dra. Clarissa explica ainda que a rede de apoio também aumenta as chances de sucesso dos tratamentos para câncer de mama: ”A mulher com o diagnóstico precisa se sentir amada e acolhida. O apoio e a noção de que não está sozinha ajudam a aliviar as inseguranças em relação às possíveis consequências de seu tratamento, assim como reforçam a coragem, para tolerar seus efeitos colaterais”.

    Os tratamentos para câncer de mama costumam ser feitos de forma sistêmica, com quimioterapia e hormonioterapia, e local, com cirurgias mamárias e radioterapia. Esses são processos profundamente desgastantes para a saúde física e mental e para a autoestima da mulher. Principalmente nesses momentos, a paciente é muito beneficiada com o reforço positivo do apoio psicossocial. 

     

    Leia também nossa matéria sobre a importância da mamografia!

    Tags
    saúde da mulher
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes