Por mais que apresentem benefícios, os procedimentos estéticos podem deixar a pele sensibilizada, o que exige cuidado posterior para fazer valer o investimento completamente. O laser de CO2 fracionado é um exemplo disso. Ele é indicado para o rejuvenescimento da pele, combatendo rugas, linhas de expressão e cicatrizes de acne.
“O laser de CO2 fracionado é considerado um laser ablativo, ou seja, que ‘destrói’ células da pele, pois seu alvo é água. Por conta disso, a pele que permanece (camadas mais profundas) fica bem frágil, desprotegida e predisposta a infecções (virais, fúngicas e bacterianas), irritação e alergia”, explica a dermatologista Alexandra bononi.
Cuidados antes e depois do tratamento com laser de CO2 fracionado
Segundo a especialista, é comum a recomendação do uso oral de medicamentos antivirais antes do tratamento com laser CO2 fracionado, além dos cuidados pós-tratamento para limpeza adequada (com produtos suaves), hidratação intensa (com produtos adequados para cada tipo de pele, suaves e cicatrizantes) e rigorosa proteção solar.
“É preciso, ainda, cuidado com qualquer outra coisa que se passe na pele (maquiagens e outros cremes), pois isso pode desencadear dermatite de contato”, acrescenta a médica. Também são indicados cuidados no período pré-procedimento, como o uso de anestésico. Pacientes com doenças de pele, como vitiligo, herpes ativo e lúpus, não devem se submeter ao laser CO2 fracionado.
Recuperação do procedimento
O tratamento com laser CO2 fracionado dura por volta de três a seis sessões, com intervalo de 45 a 60 dias entre cada sessão. A recuperação do procedimento, por outro lado, é bem menos extensa. De acordo com Bononi, o período de recuperação da pele sensibilizada por procedimentos estéticos varia de acordo com a tecnologia utilizada e da região do corpo tratada. Porém, varia, em média, entre sete e 10 dias após o procedimento.
Foto: Shutterstock