A depilação é um assunto que está sempre em voga nas rodas de conversas. E por mais que esse processo estético já esteja inserido na rotina de milhares de brasileiros, é necessário lembrar da importância de uma depilação bem feita e dos cuidados com a pele antes e depois, já que a remoção dos pelos pode deixar a pele sensibilizada.
Pele pode demorar uma semana para se recuperar da depilação
“Tanto a depilação feita com barbeador quanto a depilação feita com cera podem provocar foliculite, que é a inflamação dos pelos”, alerta a dermatologista Marcela Benez. A foliculite, se não tratada adequadamente, pode evoluir para manchas escuras.
A pele fica mais sensível de 3 a 7 dias após o processo”, complementa a médica. O uso de cremes depilatórios também requer atenção: é necessário fazer um teste 24 horas para saber se haverá reação na pele.
Vale lembrar ainda que a cera quente sensibiliza o órgão por causa do calor, deixando-o vermelha e irritada. “Já a cera fria deixa a pele sensível devido ao trauma, o que pode gerar manchas escuras no local. As ceras também podem causar eczema de contato (alergia de contato)”, afirma a especialista.
Veja dicas para uma depilação bem feita
Para prevenir os efeitos negativos da depilação e tratar a pele sensibilizada, existem alguns cuidados que devem ser adotados antes e depois da remoção dos pelos. “É importante usar espuma de barbear para fazer a depilação com barbeador, depilar no sentido do pelo e evitar cera muito quente”, aconselha Dra. Marcela. Vale também fazer uma esfoliação alguns dias antes.
Já depois da depilação, a dermatologista recomenda aplicar cremes com ativos calmantes e cicatrizantes. Um exemplo é a água dermatológica. Além disso, é importante também não usar roupas muito apertadas e, se for sair de casa, evitar o contato com a luz do sol caso a pele esteja vermelha e usar protetor solar, especialmente se a área depilada for o buço.
Foto: Shutterstock