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    Intolerante à lactose no frio: como apreciar as comidas sem desconforto?

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    A temporada de frio está cada vez mais próxima e, com ela, a expectativa para experimentar pratos mais apreciados nesta época. Porém, muitos deles, como fondues e massas, podem conter lactose. Então, fica a pergunta: como o intolerante à lactose pode aproveitar com liberdade essa variedade?

    Para ajudar a trazer alternativas para manter a sua alimentação sem restrições, conversamos com especialistas no assunto. Confira e aproveite!

    Aproveite para conferir 3 mitos sobre dietas com restrição de lactose.

    Produtos específicos ajudam intolerante à lactose

    Caso o intolerante à lactose queira fazer receitas em casa, já é possível encontrar produtos sem lactose para auxiliar. Isso é o que reforça a nutricionista Natalia Gomes Pimenta.

    “Atualmente, diversos alimentos sem lactose estão disponíveis (leites, iogurtes, queijos, manteiga, biscoitos, entre outros). No caso do preparo em casa, é só substituir na receita os produtos lácteos por esses sem lactose”, explica a especialista. “Qualquer sobremesa preparada em casa pode ser adaptada ao intolerante à lactose. A partir desses alimentos [sem lactose], podem ser preparados brigadeiros, fondue, bolo, entre outros. Já para alimentos salgados, prepare sopas de legumes, ervilha e cremes de aipim, por exemplo. Se for preparar fondue de queijo, escolha um queijo sem lactose. Além disso, pode utilizar legumes no lugar do pão para ficar mais saudável”, fica a sugestão da nutricionista.

    Você pode obter diversas recomendações de receitas sem lactose no site. São fáceis, rápidas e levam em consideração as restrições necessárias. 

    Intolerante também deve contar com a enzima lactase

    Porém, nós sabemos que nem sempre os pratos são feitos em casa. Afinal, querer sair, conhecer novas receitas e frequentar bons restaurantes, é algo comum. Para minimizar os desconfortos nessas ocasiões, é preciso seguir o conselho:

    “Utilizando a enzima lactase nas doses adequadas e antes do consumo de laticínios, você pode consumir qualquer tipo de alimento”, explica o Dr. Edir Porto, gastroenterologista. E a nutricionista Natalia ressalta: “É preciso saber identificar a intensidade da intolerância e, assim, determinar a quantidade de enzima a ser ingerida. Por isso, é importante sempre consultar o médico e o nutricionista para saber como proceder”.

    Além disso, a profissional também faz um importante alerta sobre outros aspectos da alimentação. De acordo com ela, é comum escolher bebidas quentes, mingau e sopas para manter o corpo aquecido e optar por alimentos mais calóricos. Porém, uma recomendação deve ser adotada para além do intolerante à lactose:

    “Apesar da necessidade, é importante que a alimentação seja equilibrada e além desses alimentos mais calóricos, sejam incluídos frutas, legumes e verduras. Não esqueça de beber bastante água nesta época! Quando não sentimos calor, a gente tende a esquecer de ingerir líquidos e uma boa hidratação é importante para evitar ressecamento das fezes e para o bom funcionamento de todo o nosso organismo”, sugere Natalia.

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