AchèAchè
search
Título

3 mitos sobre dietas com restrição de lactose

Cuidados e Bem-estar
Suplementos

Por Dr. Edir S. Porto Junior

19 de outubro de 2023

A intolerância à lactose é descrita como “a incapacidade de digerir a lactose (açúcar do leite)”, de acordo com o Ministério da Saúde. Ainda segundo o artigo da entidade, o problema é oriundo da deficiência ou ausência de uma enzima intestinal que ajuda a decompor esse leite: a lactase. A condição é mais comum do que se imagina: cerca de 25% dos brasileiros convivem com ela. Nesse contexto, a busca por dietas com restrição de lactose é algo comum e deve ser melhor esclarecida. 

O que deve ser feito diante da intolerância à lactose?

Antes de mais nada, é imprescindível que a pessoa que suspeita de intolerância busque auxílio especializado. Afinal, as suspeitas precisam ser conclusivas antes de iniciar as dietas com restrição de lactose
Aproveite e faça um teste para saber se os seus desconfortos são comuns à intolerância. 
Com a suspeita confirmada, o paciente possivelmente se questionará sobre o que precisa ser feito para ter uma rotina mais confortável. Afinal, diarreia, gases e outros problemas são comuns quando o intolerante consome produtos como leite, queijos e derivados. 
Veja se é preciso adequar a sua alimentação diante da intolerância à lactose.
Diante disso, a ida ao consultório pode ser cercada de inverdades sobre dietas com restrição de lactose. Para tentar definir algumas mais comuns e esclarecer o que faz delas mitos, convidamos o Dr. Edir Porto, gastroenterologista, para nos ajudar. Confira. 

Gastro lista mitos sobre dietas com restrição de lactose

– A lactose está presente em todos os derivados do leite?
MITO: alguns tipos de queijo degradam o açúcar do leite no processo de fabricação. Via de regra, queijos maturados possuem um teor menor de lactose do que os queijos frescos.
– Intolerância à lactose é igual à alergia ao leite?
MITO: é possível afirmar que a intolerância é provocada pela produção nula ou insuficiente da enzima lactase pelo organismo da pessoa. A alergia, por sua vez, é uma resposta imune a uma ou mais proteínas do leite da vaca.
Saiba mais aqui. 
– Quem elimina ou restringe os lácteos da dieta precisa de suplementação de cálcio? 
MITO: uma vez que o paciente não faz ingesta dos principais alimentos que fornecem o cálcio, ele deve buscar outras fontes de cálcio como soja, feijão branco, folhas escuras (rúcula, couve etc.) e fazer um acompanhamento laboratorial periódico.
Saiba mais aqui.
Esses são apenas alguns detalhes sobre as dietas com restrição de lactose. Para entender quais os melhores planos de ação para o seu caso, é fundamental procurar a orientação do especialista. Afinal, ele poderá traçar as recomendações necessárias para que a sua rotina não mude completamente, além de propor substitutos para o que hoje você consome.

Newsletter
Tags
dietas
gastroenterologista
intolerância à lactose
restrição de lactose
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quantidade de enzima lactase: todos os intolerantes à lactose precisam tomar a mesma?

O intolerante à lactose, quando é diagnosticado, precisa tomar algumas ações importantes para ter boa qualidade de vida. Dentre elas, estão os ajustes na dieta, consumindo alimentos sem lactose, e a ingestão de enzima lactase quando deseja experimentar uma receita comum.  Conheça três mitos relacionados às dietas com restrição de lactose Porém, nesse contexto, é […]

Artigos
Intolerância à lactose: por que é tão importante buscar ajuda médica?

A intolerância à lactose é um problema que exige diagnóstico, tratamento e acompanhamento médico. Só assim será possível controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida. As orientações médicas são fundamentais para que o paciente tome conhecimento dos cuidados diários necessários. A boa adaptação aos novos hábitos na rotina recomendados pelo médico fará toda a […]

Artigos
Os radicais livres são sempre prejudiciais ao organismo?

Os radicais livres são substâncias produzidas naturalmente pelas células durante a queima do oxigênio utilizado para transformar os nutrientes absorvidos em energia, e esse processo não é problemático. No entanto, quando há excesso de radicais livres, o organismo começa a ser prejudicado. “Fatores externos ao organismo, como álcool, tabagismo e excesso de exercício, por exemplo, […]

Converse com um dos nossos atendentes