search
Título

Inchaço nas pernas X verão: descubra os efeitos do calor na circulação sanguínea

Uncategorized

Por

O verão pode ser bom para quem está curtindo férias, mas o calor sobrecarrega o corpo de quem precisa enfrentar a rotina corrida. Com os dias agitados e mais compridos, é muito comum notar, à noite, que as pernas estão inchadas e, às vezes, doloridas. “Durante o calor há uma dilatação dos vasos de todo o corpo, por isso é comum o cansaço e o inchaço nos membros inferiores durante essa época do ano”, explica a dermatologista Juliana Jordão. “O problema pode ser ainda mais comum em pessoas com insuficiência venosa crônica”.

Por que as pernas incham no verão?

Com as altas temperaturas, os vasos sanguíneos se dilatam e mais sangue se dirige para a região. O inchaço, então, acontece por conta de um desequilíbrio entre a quantidade de sangue que desce para a perna em relação ao sangue que volta. “Como as veias estão dilatadas e tortuosas, há acumulo maior de sangue e, por consequência, inchaço nos membros inferiores”, explica a médica. O problema ataca ambos os sexos, sendo as varizes o fator de risco mais comum nos homens e, no caso das mulheres, o uso de anticoncepcionais também pode estimular o problema. “A alimentação rica em sal, conservantes e temperos também favorece esse inchaço”, alerta a profissional.

O que pode evitar os inchaços?

O inchaço pode vir acompanhado de desconforto e dor no local. Exercícios físicos e elevação das pernas são ótimas táticas não só para se prevenir do inchaço, como também para ajudar a desinchar. “Para quem possui o problema, tratar as varizes também reduz os sintomas. Eventualmente, também podem ser indicadas sessões de drenagem linfática, mas nem sempre é necessário”, explica a dermatologista. Juliana comenta que também é necessário melhorar a alimentação, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e recomenda o uso de meias elásticas. “Principalmente para gestantes ou pessoas que trabalham durante um longo período numa mesma posição”, enfatiza.

É preciso ficar atento no modo que o problema se manifesta

Juliana ressalta que o inchaço nem sempre é algo tão simples e pode ser sintoma de algum problema mais grave. “Se o inchaço aparecer em outras áreas do corpo, como na face e pálpebras, pode indicar doenças renais. Já o inchaço assimétrico, ou seja, aquele que acomete uma perna só, deve ser investigado, pois pode indicar uma trombose”, conclui. Por isso, o paciente não deve subestimar os sintomas e deve procurar se informar com seu médico.

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes