AchèAchè
search
Título

Gota tem cura? Como fazer para controlar as crises dolorosas?

Uncategorized

19 de outubro de 2023

A gota é uma doença que não tem cura, mas as crises de dor comuns ao quadro podem ser controladas. Segundo a reumatologista Regina Von Kirchenheim, isso pode ser obtido por meio da orientação do paciente, dieta e tratamento medicamentoso. Remédios anti-inflamatórios são indicados para amenizar tanto a inflamação quanto a dor, mas devem ser prescritos por um médico, que também deve acompanhar o tratamento a fim de evitar efeitos adversos e riscos do uso prolongado.

Medicamentos específicos, dieta e hidratação ajudam a controlar crises de dor da gota


Porém, apenas o uso da medicação anti-inflamatória não é o suficiente, já que ela não reduz o excesso de ácido úrico no sangue, que é o principal motivo para a manifestação da doença. Para controlar os níveis desse ácido no sangue, podem ser utilizados medicamentos específicos que bloqueiam a produção da substância ou que ajudam os rins a eliminar o ácido úrico pela urina.

A dieta também é fundamental nesse sentido, pois diversos alimentos aumentam os níveis de ácido úrico no sangue, especialmente os que são ricos em proteínas, como queijo, carnes vermelhas e frutos do mar. Além disso, beber água é muito importante, pois ajuda a remover, pela urina, o excesso do ácido úrico. Recomenda-se a ingestão de 2 a 4 litros de água por dia.  

Identificando e tratando a gota


Conforme aponta a reumatologista,
é necessário, primeiro, caracterizar o tipo de gota para que se possa prescrever as medicações que irão promover, durante o tratamento, uma redução de ácido úrico na corrente sanguínea. A forma pela qual ocorre o acúmulo de ácido úrico norteia a classificação do tipo da doença. “Pode ser do tipo hipoexcretor, ou seja, que elimina pouco ácido úrico na urina, ou hiperprodutor (produz ácido úrico em excesso por um transtorno genético associado”, afirma Regina.
A médica explica ainda que a gota tem potencial genético associado, o que significa que nem todo mundo que tem ácido úrico elevado desenvolve, necessariamente, a doença. No entanto, algumas práticas devem ser adotadas universalmente. “O importante é sempre manter uma vida saudável, com atividade física e dieta adequadas. Quando houver surtos de artrite (dor, aumento de volume, inchaço e vermelhidão nas articulações), o paciente deve procurar um especialista”, completa.
Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
É necessário usar cloro para limpar vegetais que serão comidos crus?

Adotar cuidados com a alimentação para melhorar e proteger sua saúde não significa apenas escolher uma boa variedade de produtos, ricos nos mais diversos nutrientes. É importante também saber como higienizá-los e prepará-los adequadamente. Soluções feitas com cloro, por exemplo, devem ser usadas para limpar vegetais crus para evitar parasitoses intestinais. Confira algumas dicas de higienização […]

Artigos
O pré-diabetes pode ser revertido, antes da manifestação plena da doença?

Como o nome sugere, o pré-diabetes é um quadro que antecede o diabetes e que também apresenta elevação importante de açúcar no sangue, porém não o suficiente para que o diagnóstico da doença seja feito. Caso o aumento da glicose no sangue seja identificado ainda nesta fase, é possível evitar que a doença se manifeste […]

Artigos
Obesidade: Como proteger as articulações quando estamos acima do peso?

A obesidade provoca uma série de consequências ruins para a saúde e uma delas é o desgaste das articulações. O peso excessivo do corpo sobrecarrega essas estruturas, além de ossos e cartilagem. Emagrecer torna-se, então, uma medida necessária. Para isso, deve-se recorrer a um profissional que oriente o tratamento adequado.    “O passo inicial é […]

Converse com um dos nossos atendentes