AchèAchè
search
Título

Gases: O que fazer para aliviar as dores rapidamente?

Saúde Gastrointestinal
Sintomas

Por Dra. Paula Paixão de Madrid Whyte

19 de outubro de 2023

A presença de gases no intestino não é algo que deve ser visto com estranheza, já que é a digestão dos alimentos uma das maiores responsáveis por sua produção. No entanto, quando em excesso, os gases podem provocar dores e inchaço na barriga. Se isto acontecer, algumas medidas podem ajudar a aliviar os sintomas rapidamente.

Medicações ajudam a aliviar as dores provocadas por gases


Para a nutróloga Paula Whyte, o uso de medicações com ação antiflatulenta pode ser bastante útil para aliviar a dor, desde que utilizadas com a orientação de um profissional. A médica também aconselha a comer mais devagar e evitar falar durante as refeições para reduzir a quantidade de ar engolida.

Segundo a profissional, o tratamento do excesso de gases intestinais deve ser multifatorial. “Prática regular de atividade física para melhora da motilidade intestinal, uso de probióticos visando uma flora intestinal saudável e uma dieta balanceada são algumas dicas para a melhora dos sintomas”, recomenda a nutróloga.

Cuidar da alimentação evita excesso de gases e dores


Mudanças na alimentação também podem ajudar as reduzir o excesso de gases e as dores por eles causadas. A nutróloga cita alguns exemplos de alimentos que aumentam a quantidade de gases: “O leite, caso o indivíduo seja portador de intolerância à lactose, adoçantes à base de sorbitol, leguminosas, como feijão, lentilha, grão-de-bico e ervilha, e alimentos ricos em farinha de trigo, como bolo, biscoito e pão, em caso de sensibilidade ao glúten”.

No entanto, apesar da Medicina saber que alguns alimentos estão mais relacionados ao problema, Paula acredita que a retirada brusca e permanente de alguns ingredientes, sem o acompanhamento de um profissional, pode gerar deficiências nutricionais importantes. Antes de tomar qualquer atitude, consulte um médico para avaliar a causa do excesso de gases e os possíveis efeitos da retirada de alimentos da dieta.

 

Dra. Paula Paixão de Madrid Whyte é nutróloga, especializada em Clínica Médica e é integrante do Núcleo de Nutrologia da Clínica Bruno Vargas, em Belo Horizonte (MG). CRM-MG: 49673.
Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
alimentação
gases
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Por que alguns gases têm cheiro forte e outros aparentemente não?

Soltar gases é algo absolutamente normal, sendo que, em média, um indivíduo os elimina cerca de 20 vezes por dia, seja pelo ânus ou pela boca, por meio do arroto. O que intriga muita gente em relação a isso é o fato de alguns gases terem o odor forte e outros não aparentarem ter cheiro. […]

Artigos
Meteorismo intestinal: o que pode causar o excesso de gases

O meteorismo intestinal é um transtorno digestivo com sintomas que representam mal-estar intestinal generalizado. Se caracteriza pelo acúmulo de gases no cólon em função de fermentação intestinal excessiva. É considerado, em alguns casos, uma consequência da aerofagia, que é a deglutição de ar excessiva durante a alimentação.   “O meteorismo se refere à distensão, ao som […]

Artigos
O excesso de gases pode ser um sintoma da intolerância à lactose?

A produção excessiva de gases pode se tornar algo bastante incômodo e, dependendo da situação, pode até mesmo ser constrangedor. Os gases são produzidos normalmente pelo organismo, mas em quantidades exageradas são capazes de se transformar em um problema para saúde, indicando erros na alimentação e intolerâncias, como à lactose. Intolerância à lactose provoca dor, diarreia […]

Converse com um dos nossos atendentes