AchèAchè
search
Título

Existe alguma forma de se prevenir do molusco contagioso?

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

O molusco contagioso é uma doença infecciosa causada pelo vírus Molluscum contagiosum. É mais comum em crianças e em pessoas com problemas no sistema imunológico, característica que faz com que o vírus consiga se espalhar rapidamente ao entrar em contato com a pele. Para se prevenir do molusco contagioso, é preciso saber como o vírus é transmitido.

Contato com lesão é uma das formas de transmissão do molusco contagioso


“A principal forma de contágio é pelo contato direto, como aperto de mãos e abraços, mas pode ser transmitido por objetos contaminados ou autoinoculação. Nos adultos, as lesões genitais têm provável transmissão sexual”, afirma a dermatologista Gabriela Itimura. Evitar o contato direto com a pele lesionada e utilizar preservativos durante relações sexuais são algumas maneiras de prevenir o contágio.

Quem foi diagnosticado com molusco contagioso também deve tomar alguns cuidados para evitar a transmissão, como não emprestar toalhas, peças de roupa e roupas de cama. Além disso, é recomendado não entrar em piscinas de uso compartilhado, já que as chances de contágio aumentam neste ambiente, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC).

Molusco contagioso causa lesões em todo o corpo


O molusco contagioso se manifesta por meio de pequenas lesões translúcidas em tons rosados, amarelados ou avermelhados, com a região central deprimida e material branco em seu interior. “As pápulas podem aparecer em qualquer região do corpo. Nas crianças, acomete frequentemente o tronco, as axilas e a região de dobras de braços e pernas”, explica Gabriela. O paciente também pode sentir coceira.

O molusco contagioso costuma ser autolimitado, mas a dermatologista recomenda que os pacientes realizem o tratamento, já que a doença é contagiosa, pode se espalhar para outras regiões do corpo e formar cicatrizes. “O tratamento consiste na destruição das lesões, que pode ser feita pela curetagem, crioterapia, eletrocoagulação ou aplicação de substâncias, como ácido lático e hidróxido de potássio”, diz a profissional.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quais são os benefícios do consumo de ômega 3 durante a gestação?

Durante a gravidez, é normal que as mulheres se preocupem mais com a saúde. Essa mudança de hábitos passa também pela alimentação, que precisa ganhar alguns reforços para garantir a saúde tanto da futura mãe quanto do bebê. O ômega 3, um ácido graxo encontrado em peixes, é parte importante desse reforço nutricional.   Ômega […]

Artigos
Náusea pode ser sintoma de pressão alta? Descubra!

A náusea é um sintoma que pode estar presente em uma grande quantidade de situações clínicas, desde alterações no intestino, nos ouvidos e nos rins até a gravidez. Em alguns casos, um pico de pressão alta pode causar um aumento da pressão intracraniana e, consequentemente, provocar náusea e vômitos. Confira! Pressão alta pode causar náusea […]

Artigos
Quais são as manchas na pele mais perigosas para a saúde?

Existem diversos tipos de manchas de pele que podem surgir no corpo. As mais frequentes, segundo a dermatologista Ana Caroline Barreto, são as melanoses ou manchas senis, sardas, melasma, manchas pós inflamatórias (como as causadas pela acne) e queratoses seborreicas. Contudo, a médica afirma que são as lesões menos frequentes as mais perigosas. “Em geral, […]

Converse com um dos nossos atendentes