Durante a gravidez as mulheres precisam ter muita atenção à alimentação pois tudo o que ingerirem terá influência direta na saúde e desenvolvimento do bebê. Por isso é importante pesquisar bem quais alimentos podem ser consumidos e quais devem ser evitados. O excesso de determinadas comidas e bebidas também não é recomendado.
Alimentos que não devem ser consumidos durante a gravidez
“Dentre os alimentos proibidos durante a gestação, destacam-se as carnes cruas ou mal passadas, pois podem estar contaminados com o parasita que provoca a toxoplasmose, o que implica no risco de danos sérios ao bebê. Além disso, esses alimentos podem estar contaminados por quem os tenha manipulado antes, o que seria um risco para alterações gastrointestinais na gestante, como infecção por Salmonella e E. coli”, explica a ginecologista Elisabete Pinheiro.
A médica cita ainda as bebidas alcoólicas como produtos que devem ser evitados pelas gestantes. Mais do que isso, ela afirma que elas não devem ser ingeridas em nenhuma quantidade durante toda a gestação, pois podem causar síndrome alcóolica fetal e atraso no crescimento e desenvolvimento do bebê.
Café, adoçante não são interessantes durante a gestação
Exemplos de substâncias que se consumidas em excesso também podem fazer mal à gestante são a cafeína e os adoçantes. “A cafeína se associa ao recém-nascido de baixo peso quando usada com muita frequência. Já os adoçantes devem ser consumidos com moderação pois são estabelecidos limites diários de sua ingestão por peso”.
Foto: Shutterstock