AchèAchè
search
Título

Existem alimentos que podem causar mal-estar na gravidez?

Cuidados e Bem-estar
Gravidez

4 de novembro de 2023

Durante a gravidez, os cuidados com a alimentação devem ser reforçados, tanto para manter intactos a saúde e o bem-estar da futura mamãe quanto para garantir um bom desenvolvimento para o bebê. “Por segurança, a gestante deve evitar o consumo de alimentos crus em função da possibilidade de contaminação por doenças transmitidas por vetores que estão neles”, afirma a ginecologista e obstetra Vanessa Sekula.

Chás devem ser evitados durante a gravidez


Entre esses alimentos, a profissional cita as hortaliças e as carnes como exemplos a serem evitados e explica que é preciso optar pelas carnes bem passadas. A especialista costuma pedir às gestantes para reduzir o consumo de alimentos termogênicos, como café, gengibre e pimenta, durante o primeiro trimestre da gravidez. Vanessa considera importante também ter cuidado com a ingestão de chás, entre eles, o chá verde e o boldo, que não estão liberados.

Existe ainda outro alimento cujo consumo também é desaconselhado por Vanessa. “O caldo de cana deve ser evitado porque é comum insetos que podem ser vetores de algumas doenças, como a doença de Chagas, serem moídos junto com a cana”. Além disso, frutas consumidas com cascas devem ser higienizadas.

Alimentos com fibras e pouco gordurosos são recomendados


Por outro lado, alguns alimentos ajudam a preservar a saúde e promover bem-estar para a gestante, como é o caso de alimentos com pouca gordura, que favorecem a digestão. Deve-se ainda acrescentar alimentos ricos em fibras, que favorecem o funcionamento do trato intestinal, especialmente prejudicado durante a gravidez.

“Sugere-se suco de limão na dieta como forma de reduzir as náuseas e a implementação do consumo de ameixas, mamão e laranja para estimular o funcionamento intestinal”, indica a obstetra. A laranja é importante também como fonte de vitamina C, auxiliando na imunidade e na formação de tecidos mais saudáveis para o bebê. A médica recomenda ainda que gestantes com alergias, intolerâncias ou vegetarianas sejam acompanhadas por um nutricionista.
Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Aleitamento materno: a cor do leite tende a mudar depois dos primeiros dias de amamentação?

Segundo o Ministério da Saúde, o leite materno tem todos os nutrientes de que um bebê precisa para crescer saudável. Este alimento, que deve ser o único ingerido pelos recém-nascidos de até 6 meses de idade, ajuda a evitar crises de diarreia, alergia, doenças respiratórias e obesidade, por exemplo. Um dos aspectos que pode chamar atenção […]

Artigos
Amamentação: Desafios e Benefícios

Ao contrário do que acontece com os demais mamíferos, a mulher não amamenta como um ato instintivo, por esse motivo ela e o bebê devem aprender como realizar o aleitamento e necessitam de muito apoio para que a amamentação se torne uma experiência positiva. Círculos de Apoio Os círculos de apoio à amamentação ilustram as potenciais […]

Artigos
É normal sentir dor na hora de amamentar?

A amamentação é um período muito importante tanto para o filho quanto para a mãe, não só porque proporciona o alimento e os nutrientes de que o recém-nascido ou a criança precisa para crescer forte e saudável, mas também por ajudar na criação do vínculo entre mãe e filho. Mas, embora este seja um momento bastante especial, […]

Converse com um dos nossos atendentes