AchèAchè
    search
    Título

    Entrar e sair de lugares com ar-condicionado pode abalar a imunidade?

    Uncategorized

    Por

    Entrar e sair de ambientes com ar-condicionado com frequência pode comprometer as defesas do organismo? A imunidade pode ficar abalada? Para responder a essas perguntas consultamos a pediatra Aline Fregni. Venha com a gente e tire suas dúvidas sobre o assunto!

    Pacientes com alergia sofrem ainda mais com mudança brusca de temperatura


    “Apesar da grande vantagem de controlar a temperatura do ambiente, o ar-condicionado reduz a umidade e provoca o ressecamento da mucosa das vias aéreas. Esse fato torna as crianças mais vulneráveis às
    infecções virais, como resfriados, faringites, amigdalites e otites”, informa a pediatra Aline Fregni Caetano.
    Segundo a especialista, os pacientes alérgicos (rinite ou asma) são ainda mais vulneráveis, pois além do ressecamento do ar, também são prejudicados por inalarem o ar frio do ar-condicionado, que pode exacerbar sua doença. “Além disso, quando não higienizados de forma adequada, os aparelhos de ar-condicionado retém e expelem poeira, fungos, ácaros e bactérias, que exacerbam as doenças alérgicas”, alerta.

    Como turbinar a imunidade durante os dias com ar-condicionado?


    Quando o uso do ar-condicionado for inevitável, é fundamental proteger a imunidade, o que pode ser feito com alguns cuidados rotineiros.
    Hidratação com água fresca em intervalos regulares; lavar o nariz e os olhos com soro fisiológico; manter a alimentação saudável, rica em frutas e vegetais; e usar toalhas molhadas ou umidificadores de ar são alguns exemplos.
    “Em relação ao ar-condicionado, é recomendado programar o aparelho para temperaturas amenas, um pouco mais baixas do que a do ambiente externo; desligá-lo um pouco antes de sair do ambiente, para evitar a mudança brusca de temperatura; e higienizar e trocar o filtro do ar-condicionado anualmente”, orienta Aline. Além disso, a criança pode fazer o tratamento medicamentoso – caso seja indicado – com remédios que estimulam o sistema de defesa.
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes