AchèAchè
search
Título

Entenda porque a depressão não tratada pode levar ao excesso de álcool e drogas

Depressão
Sintomas

Por Dr. Miguel Angelo Boarati

19 de outubro de 2023

A depressão é um dos distúrbios psiquiátricos que mais afeta pessoas atualmente. Somente no Brasil, a doença, que recebeu a alcunha de mal do século, já atingiu mais de 11 milhões de pessoas. O problema muitas vezes não é levado a sério, sendo considerado por muitos como uma “frescura”. No entanto, é fundamental procurar ajuda de um profissional para o tratamento.

Combinação perigosa

Caso a depressão não seja tratada, ela pode levar ao excesso do consumo de álcool e outras drogas, especialmente nos jovens. O álcool promove o alívio momentâneo dos sintomas da depressão, como a tristeza, angústia e distúrbios do sono. No entanto, o abuso dessa substância pode gerar um ciclo vicioso e piorar a doença.

“Além do uso de substância piorar a depressão, o paciente desenvolve duas patologias simultaneamente e não trata nenhuma das duas. Uma vez usando o álcool excessivamente, ele terá mais dificuldade em buscar ou aderir ao tratamento”, explica o psiquiatra Miguel Angelo Boarati. De acordo com o profissional, muitos estudos mostram a relação entre o abuso de álcool, a depressão e o suicídio.

Outras doenças podem surgir 

A gravidade da situação não acaba aí. Segundo o psiquiatra, não é incomum a associação entre álcool e depressão propiciar o desenvolvimento de outros transtornos, como transtornos de ansiedade, de personalidade ou psicóticos, o que acaba tornando o tratamento não só mais necessário, como mais difícil.

“É uma situação mais grave e exigirá um tratamento mais intensivo, com a inclusão da família no processo terapêutico. As chances de recaídas serão maiores, ou seja, o paciente pode apresentar uma resposta insatisfatória ou uma piora do quadro”, explica Boarati. O tratamento, que envolve medicações e terapia, deve ser feito com serviços especializados no abuso e dependência de substâncias e foco na depressão.

Newsletter
Tags
depressão
saúde mental
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
É possível perceber a aproximação de um retorno da depressão?

A aproximação de um retorno do quadro de depressão pode ser percebida da mesma maneira que ocorre quando se nota a presença do primeiro quadro depressivo: por meio dos sintomas. Prostração, tristeza, perda de apetite, insônia, apatia, falta de prazer em realizar atividades que normalmente seriam estimulantes, são alguns exemplos. Quando estes voltam a se […]

Artigos
Quando um médico pode prescrever um antidepressivo?

De forma simplificada, podemos entender que os antidepressivos são utilizados para controlar os níveis dos neurotransmissores no cérebro e, assim, fazem parte do tratamento da depressão. Em boa parte dos casos da doença, o uso dessas medicações é necessário para controlar os sintomas. No entanto, seu médico pode indicar um antidepressivo para outros problemas de […]

Artigos
Dores de cabeça, estômago e tensões no corpo: conheça os sinais físicos de depressão que vão além da tristeza

A depressão é considerada uma das doenças mentais mais comuns da atualidade. No mundo todo, mais de 350 milhões de pessoas enfrentam o problema, que ainda é visto com certo preconceito social e muitas vezes é percebido apenas como tristeza, uma emoção importante, inócua e passageira. Você sabia que ela pode se manifestar fisicamente em uma série […]

Converse com um dos nossos atendentes