Perder peso nas estações mais frias do ano costuma ser mais complicado, pois, no geral, as pessoas ficam mais preguiçosas para sair de casa e se exercitar e acabam comendo mais. Para compensar o frio, opta-se, normalmente, por comidas e bebidas quentes, o que faz a sopa ganhar força nessa época. Tal prato, além de adequado para a estação, é interessante para quem deseja manter uma dieta para emagrecer.
“Sopas são excelentes opções durante o inverno. Isso se deve ao fato delas serem servidas quentes, ajudando-nos a sentir mais aquecidos. Além disso, podem substituir preparações mais calóricas que tenham mais gorduras e, portanto, mais calorias”, explica a nutricionista Adriana Ávila.
Melhores tipos de sopa para emagrecer
Segundo a especialista, a melhor sopa é aquela que tem pedaços de alimentos e ingredientes de várias famílias. Por exemplo, são indicados para o preparo da sopa alimentos da família do arroz, como batata, milho, mandioca, inhame, cará, aveia, mandioquinha ou macarrão; e do feijão, como ervilha, lentilha ou grão de bico.
“Também é interessante ter um tipo de carne magra ou frango sem pele; verduras de folha, como espinafre, escarola, acelga e repolho; dois ou mais tipos de legumes, como cenoura, abóbora, abobrinha, chuchu, brócolis, couve-flor e vagem; óleo vegetal (soja, milho ou girassol) para refogar os temperos; e alho e cebola ou outros para dar sabor à sopa”, indica a profissional.
Ingredientes que tornam a sopa ruim para a perda de peso
Por outro lado, há sopas que não são indicadas a quem deseja emagrecer, pois contam com ingredientes muito calóricos e pouco saudáveis. “As sopas que têm linguiça, bacon ou creme de leite não são indicadas pois possuem mais gordura animal, do tipo saturada. Além disso, quando a sopa é batida, perde as fibras alimentares que dão saciedade, prejudicando quem precisa emagrecer e/ou tenha o intestino preso”, alerta.
Foto: Shutterstock