search
Título

É possível prevenir o aparecimento de varizes?

Uncategorized

Por

As causas das varizes estão associadas à pré-disposição genética e outros fatores, como obesidade, sedentarismo, várias gestações, síndromes pós-trombótica ou até mesmo trabalhar muitas horas seguidas em pé ou sentado. Por mais que seja uma doença crônica (sem cura), a angiologista Thayane Guimarães, do Rio de Janeiro, garante que é possível prevenir o problema com alguns hábitos.
O que fazer para evitar o aparecimento de varizes?

A médica explica que a informação acerca da prevenção é fundamental para a manutenção da saúde das pernas. Como a insuficiência venosa crônica não tem cura e tem caráter genético, a Dra. Guimarães indica pelo menos três passos para evitar as varizes:

  • Usar meias elásticas para trabalhar: hoje já existem meias com efeito climático que não deixam acumular calor nas pernas, além de meias estéticas com transparência e até mesmo meias anticelulite. Não é necessário utilizar meias longas. A meia 3/4 (até perto do joelho), é suficiente para prevenir a doença.
  • Manter uma atividade física pelo menos 2 vezes por semana: a atividade física (qualquer uma), mantém a circulação ativa e fortalece a musculatura das pernas, ajudando no retorno venoso no dia-a-dia.
  • Manter o peso ideal: cada quilo a mais vai sobrecarregar as pernas e consequentemente prejudicar o trabalho das veias, aumentando a pressão sobre elas.

Como identificar varizes nas pernas?
Dor e cansaço nas pernas são alguns dos sintomas comuns de quem tem varizes. Porém a angiologista alerta que é preciso consultar um especialista para o diagnóstico correto. “As varizes pode ser identificada visualmente, quando temos veias tortuosas e de calibre aumentado, ou com o auxílio do aparelho fleboscópio, bem como através do exame de eco Doppler colorido”, afirma médica.

No entanto, fique atento porque nem sempre dores nas pernas significa varizes. “A pessoa pode não ter varizes externas e sofrer com dores ou cansaço nas pernas devido a sobrecarga da circulação interna, que faz acumular sangue nas veias e futuramente pode gerar uma insuficiência venosa avançada com escurecimento da pele e até feridas na perna”, pontua Guimarães. “Quem tem constante dores e cansaço nas pernas, deve procurar um angiologista ou cirurgião vascular para definir um diagnóstico e tratamento corretos, pois dores nas pernas podem não ser varizes, existem outras patologias como arteriopatias obstrutivas, neuropatias e ciatalgias que devem ser tratadas de forma específica”, finaliza

 

Dra. Thayane Guimarães é angiologista e cirurgiã vascular especialista em diagnóstico vascular não-invasivo, flebologia, linfologia e tratamento de varizes com laser. CRM 52943410

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes