Dor, inchaço e limitações nos movimentos são sintomas característicos de doenças nas articulações tais como a artrose. Também conhecida como osteoartrite, ela é degenerativa e promove, principalmente, o desgaste da cartilagem que recobre as extremidades dos ossos. Apesar de não ter cura, seu tratamento pode retardar uma progressão e aliviar os sintomas.
Falta de tratamento da artrose pode provocar danos irreversíveis às articulações
Quem não é logo diagnosticado e não pode iniciar o tratamento o quanto antes acaba sofrendo não apenas com a dor causada pela doença, mas também com as limitações de movimentação que passam a afetar a rotina. “A osteoartrite pode trazer danos irreversíveis às articulações. Quando não tratada, ela reduz os movimentos articulares e diminui a qualidade de vida”, afirma o ortopedista Guilherme Maretti.
Por ser uma doença degenerativa, a artrose gradativamente vai tornando mais difícil a vida das pessoas, o que é inevitável. “Aos poucos os sintomas se tornam presentes nas atividades diárias, como sair do carro ou da cama, andar pequenas distâncias, até que finalmente, mesmo em repouso, não há melhora da dor”, avalia o ortopedista Dr. Bruno Rabello.
Tratamento adotado e vida mais produtiva e prazerosa
Quando começou a manifestar os sintomas da doença, Maria Aparecida R.V., 57 anos, de Itaquera, São Paulo, percebeu que o incômodo atrapalhava seus afazeres e o bem estar. “As pernas inchadas e muito doloridas não me impediram de continuar fazendo o que eu fazia, mas não era a mesma coisa. Apesar de aposentada, sou revendedora, trabalho na rua carregando peso, e as dores não me ajudavam em nada nesse serviço”.
Ela conta que o tratamento iniciado vem sendo fundamental para amenizar os sintomas e seus efeitos de maneira que sua vida possa ser mais produtiva e prazerosa. “O tratamento tem sido muito bom pois não tenho mais inchaços nem dores e o resultado veio mesmo com pouco tempo. Cheguei a tentar outros tratamentos anteriormente, mas todos sem resultado. Agora que tudo está dando certo, posso dizer que recomendo o medicamento que estou tomando”, completa a revendedora.
Foto: Shutterstock