Osteoblastos e osteoclastos são dois tipos de células que formam o tecido ósseo, cada um com funções específicas. Os primeiros são responsáveis pela síntese dos componentes orgânicos da matriz óssea e localizam-se na superfície do osso. Já os osteoclastos permitem a remodelação óssea.
O que são osteoblastos?
Osteoblastos são células jovens que possuem atividade metabólica abundante. São elas as responsáveis pelo desenvolvimento da parte orgânica da matriz óssea.
Qual a função dos osteoblastos?
“Os osteoblastos sintetizam a parte orgânica da matriz óssea, composta por colágeno tipo I, glicoproteínas e proteoglicanas. Também concentram fosfato de cálcio, participando da mineralização da matriz”, explica o ortopedista Guilherme Falótico.
O que são osteoclastos?
Os osteoclastos são células grandes com diversos núcleos resultantes da junção de várias células e são conhecidas pelo processo de reabsorção óssea. Elas são consideradas umas das células mais especializadas do corpo.
Qual a função dos osteoclastos?
“Os osteoclastos participam dos processos de absorção e remodelação do tecido ósseo”, explica o ortopedista.
Segundo o médico, o trabalho de ambos os tipos de células é complementar para a saúde dos ossos. “O equilíbrio do sistema esquelético está na dependência de uma remodelação óssea equilibrada, ou seja, da dinâmica balanceada entre a atividade dos osteoblastos, células de formação óssea, e osteoclastos, células de reabsorção óssea”.
O profissional aponta que este equilíbrio é firmemente controlado por alguns sistemas regulatórios, como o sistema imune. “Se este balanço inclinar-se a favor dos osteoclastos, ocorre reabsorção patológica (osteoporose)”. Vale destacar que a remodelação óssea dos osteoclastos ocorre ao longo do crescimento de um osso ou em condições que favoreçam a reabsorção óssea, que é o caso da osteoporose.
Tratamento da osteoporose bloqueia ação dos osteoclastos
A relação entre osteoclastos e osteoporose pode, inclusive, não ser muito boa, dependendo do tratamento empregado para lidar com a doença. “Algumas medicações para tratamento da osteoporose atuam bloqueando a atividade dos osteoclastos, ou seja, reduzindo o contingente de reabsorção óssea”, afirma o Dr. Guilherme.
Foto: Shutterstock