search
Título

Crianças que brincam ao ar livre possuem sistemas imunológicos mais fortes?

Baixa Imunidade
Sintomas

Por Dra. Fernanda Patini Furlan

23 de outubro de 2023

Dentro da medicina há a crença de que as crianças que brincam ao ar livre desenvolvem sistemas imunológicos mais fortes. Nesse sentido, o contato com os agentes contagiosos de determinados ambientes contribuiria para que o organismo dos indivíduos expostos se tornasse mais resistente ao surgimento de alergias respiratórias, por exemplo.

‘Teoria da higiene’ e relação entre infecções e alergias


“Alguns pesquisadores relacionam o ambiente extremamente limpo com o aumento das doenças alérgicas, o que configura a chamada ‘teoria da higiene’. Eles observaram que crianças que crescem em ambiente rural desenvolvem menos alergias e ficam menos doentes”, conta a pediatra, alergista e imunologista Fernanda Furlan.

Nas palavras da médica, existe uma balança de equilíbrio entre infecções e alergias no sistema imune humano. “As infecções adquiridas (contato com bactérias, por exemplo) poderiam ser protetoras para o surgimento das alergias, que são decorrentes de uma desregulação do sistema imunológico”, explica.   

Hábitos que ajudam no fortalecimento da imunidade


A partir do momento que se estabelece contato com algum agente infeccioso, o sistema imunológico cria células de defesa, os anticorpos, específicos contra aquele agente. “Dessa forma, em um próximo contato essa resposta de defesa acontece mais rápido e é mais eficiente. É assim que acontece também com as vacinas que tomamos”.

Não existe remédio que aumente a imunidade. Crianças menores de cinco anos tem o sistema imunológico ainda imaturo e isso melhora apenas com o crescimento e com alguns hábitos adquiridos durante este processo. “Boa alimentação, prática de atividade física, sono adequado, bom ambiente familiar e vacinação em dia contribuem para que o sistema imune esteja sempre forte”.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
aumentar imunidade
higiene
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
COVID-19: Os cuidados redobrados com a higiene podem ajudar a reduzir índices de parasitoses intestinais?

O Ministério da Saúde, diante da pandemia da COVID-19, orienta que a população adote algumas medidas de higiene para evitar a proliferação do novo coronavírus. Entre as principais recomendações estão lavar as mãos com água e sabão, prestando atenção à limpeza de dedos, unhas, punho, palma e dorso, e utilizar também o álcool em gel 70%, […]

Artigos
As gastroenterites virais podem ser transmitidas pela água?

As gastroenterites virais são infecções que afetam o estômago e o intestino, causando dor abdominal, febre, diarreia, náuseas e vômitos. Os principais vírus que causam essas doenças são o norovírus, rotavírus, enterovírus e adenovírus e a transmissão desses micro-organismos pode ocorrer pelo contato com água, saliva, alimentos ou objetos contaminados. Segundo a gastroenterologista Marta Deguti, alguns cuidados […]

Artigos
Blastocistose: conheça os sintomas e formas de tratamento dessa parasitose intestinal

Cuidar da própria higiene e prestar atenção às condições da água e dos alimentos ingeridos no dia a dia não são frescuras. Existe uma série de micro-organismos que entram no corpo humano e causam infecções devido à falta desses cuidados. A blastocistose é um exemplo. Veja quais são os principais sintomas dessa parasitose intestinal e saiba como […]

Converse com um dos nossos atendentes