search
    Título

    Crianças que brincam ao ar livre possuem sistemas imunológicos mais fortes?

    Uncategorized

    Por

    Dentro da medicina há a crença de que as crianças que brincam ao ar livre desenvolvem sistemas imunológicos mais fortes. Nesse sentido, o contato com os agentes contagiosos de determinados ambientes contribuiria para que o organismo dos indivíduos expostos se tornasse mais resistente ao surgimento de alergias respiratórias, por exemplo.

    ‘Teoria da higiene’ e relação entre infecções e alergias


    “Alguns pesquisadores relacionam o ambiente extremamente limpo com o aumento das doenças alérgicas, o que configura a chamada ‘teoria da higiene’. Eles observaram que crianças que crescem em ambiente rural desenvolvem menos alergias e ficam menos doentes”, conta a pediatra, alergista e imunologista Fernanda Furlan.

    Nas palavras da médica, existe uma balança de equilíbrio entre infecções e alergias no sistema imune humano. “As infecções adquiridas (contato com bactérias, por exemplo) poderiam ser protetoras para o surgimento das alergias, que são decorrentes de uma desregulação do sistema imunológico”, explica.   

    Hábitos que ajudam no fortalecimento da imunidade


    A partir do momento que se estabelece contato com algum agente infeccioso, o sistema imunológico cria células de defesa, os anticorpos, específicos contra aquele agente. “Dessa forma, em um próximo contato essa resposta de defesa acontece mais rápido e é mais eficiente. É assim que acontece também com as vacinas que tomamos”.

    Não existe remédio que aumente a imunidade. Crianças menores de cinco anos tem o sistema imunológico ainda imaturo e isso melhora apenas com o crescimento e com alguns hábitos adquiridos durante este processo. “Boa alimentação, prática de atividade física, sono adequado, bom ambiente familiar e vacinação em dia contribuem para que o sistema imune esteja sempre forte”.

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes