A calvície afeta a raiz do cabelo (bulbo capilar), impedindo que novos fios cresçam nos locais acometidos ou, ao menos, que eles atinjam o mesmo volume e tamanho anteriores. Em geral, não é um problema na extensão do fio, mas sim em sua base. Sendo assim, o corte de cabelo não influencia em um quadro de calvície.
Cortar o cabelo não atrapalha e nem ajuda um paciente com calvície
Por outro lado, muitas pessoas acreditam que cortar o cabelo ajuda a fortalecer o mesmo, podendo, assim, ser benéfico contra a calvície. Mas, na verdade, o corte tanto não atrapalha como também não ajuda os pacientes que sofrem com o problema. Essas impressões são consideradas mitos.
O corte de fato ajuda o cabelo, pois o deixa mais saudável, mas mesmo assim isso não chega a ser suficiente para melhorar um quadro de calvície. “Manter uma regularidade de corte ajuda, no entanto, a manter os fios saudáveis, pois elimina-se as pontas agredidas pelo sol, vento e química”, afirma a dermatologista Gabriela Itimura.
Tratamento contra a calvície
Para tratar a calvície, é importante, primeiramente, ir a um especialista para que ele avalie a situação, definindo os fatores que levaram ao quadro, para, a partir disso, traçar um plano de controle da queda e até mesmo para preencher novamente os espaços já vazios. Existem medicamentos disponíveis hoje no mercado que conseguem gerar esse efeito.
Foto: Shutterstock