AchèAchè
    search
    Título

    Como o novo coronavírus afeta os pulmões e outras estruturas do sistema respiratório?

    Uncategorized

    Por

    A disseminação do novo coronavírus mudou a rotina de milhares de hospitais ao redor do mundo, enquanto seus profissionais aprendem a lidar com os efeitos que este micro-organismo causa no corpo humano. A COVID-19, doença por ele causada, é uma infecção que invade o sistema respiratório e prejudica os pulmões. Veja como isso acontece!

    Novo coronavírus gera inflamação nos pulmões


    “Por contaminação aérea, o coronavírus entra nos pulmões e provoca uma inflamação importante, causando desde pneumonia simples a quadros mais graves, com insuficiência respiratória e até morte”, afirma a pneumologista Margareth Gomes Pio.

    Durante a infecção, há um aumento na produção de muco, ocorre a obstrução das pequenas vias aéreas e surgem lesões nos pulmões. O corpo humano responde à invasão do novo coronavírus e, neste processo, surge a falta de ar. O infectado também pode apresentar tosse, febre, cansaço, dor de garganta, náuseas e vômitos

    “A inalação do coronavírus pode causar anosmia nas vias aéreas altas, que é a perda do olfato, e ainda uma perda do paladar. Acredita-se que isso acontece por causa de alterações que o vírus provoca nos receptores locais deste sistema”, completa a médica.

    Já existe tratamento para a COVID-19?


    Por enquanto, médicos e cientistas ao redor mundo ainda estão à procura de medicamentos e formas de tratamento eficazes para a COVID-19,
    mas ainda não há cura. “Medicações têm sido tentadas para tratar ou minimizar os efeitos do vírus, como a controversa hidroxicloroquina, hoje em desuso. Um vermífugo também tem sido utilizado e antirretrovirais que atuam na replicação do vírus estão em pesquisa”, destaca a especialista.

    Como ainda não há comprovação científica, é importante apostar nas medidas de prevenção para evitar prejuízos aos pulmões e ao sistema respiratório. Ficar em casa, usar máscaras ao sair na rua, utilizar álcool em gel ou água e sabão para higienizar as mãos e cobrir a boca ao tossir ou espirrar com lenço ou com o braço são alguns exemplos de atitudes fundamentais para reduzir a transmissão da COVID-19. 

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes