Um caso de parasitose intestinal pode ser confundido com a COVID-19?

  • +A
  • -A

A COVID-19 é a doença causada pelo novo coronavírus, o Sars-CoV-2. Alguns de seus sintomas são considerados bastante subjetivos e, principalmente durante o período da pandemia, num momento de apreensão e dúvidas, podem ser confundidos com outras infecções e problemas de saúde. É o caso, por exemplo, das parasitoses intestinais

COVID-19 pode causar vômitos e diarreia

“Sabe-se que a COVID-19 também pode apresentar manifestações digestivas em cerca de 15% dos casos. Estes sintomas digestivos são náusea, vômito, diarreia, dor abdominal e perda de apetite”, afirma a gastroenterologista Amanda Pereira Medeiros. 

“Esses sintomas podem ser confundidos com outras doenças virais, intoxicação alimentar, dispepsia e até mesmo com verminose, apesar de que o novo coronavírus causa sintomas agudos e, normalmente, a verminose causa sintomas mais prolongados”, destaca a médica.

Como é possível diferenciar as duas doenças?

Para diferenciar a COVID-19 de uma parasitose intestinal, é fundamental prestar atenção aos outros sintomas provocados pelo novo coronavírus. Entre os mais importantes podem ser citadas a tosse, dor de garganta, dor de cabeça, perda de olfato e paladar e sensação de pressão no peito, que não costumam estar presentes em quadros de parasitoses intestinais. 

Segundo Dra. Amanda, para ambas as doenças existem testes específicos: “Os testes mais usados para a pesquisa da COVID-19 são a pesquisa do antígeno pelo swab nasal e a pesquisa de anticorpos no exame sorológico, embora também seja possível detectar o antígeno nas fezes. Já a parasitose intestinal é mais comumente identificada pelo exame parasitológico de fezes”. 

Quando devo buscar ajuda médica?


Para fazer esses exames, é preciso procurar auxílio médico, mas durante a pandemia do novo coronavírus, em casos de suspeita de COVID-19, a orientação do Ministério da Saúde é apenas solicitar ajuda se sentir falta de ar. Já se estiver com os sintomas típicos de uma parasitose intestinal, vá até um hospital ou pronto-socorro. 

“Algumas dicas para as pessoas que estão com náusea, vômito e diarreia são se hidratar muito, evitar alimentações fortes e gordurosas e evitar laticínios”, aconselha a gastroenterologista. Se o diagnóstico médico confirmar uma parasitose intestinal, algumas medicações também poderão ser indicadas, como analgésicos e medicamentos específicos para combater o parasita

 

Dados do Ministério da Saúde: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Amanda Medeiros

Dra. Amanda Medeiros

Gastroenterologia

CRM: 20085 / SC

TAGS
coronavirus
parasitoses

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Um caso de parasitose intestinal pode ser confundido com a COVID-19?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.