Emagrecer, em geral, é uma tarefa árdua, especialmente para pessoas que inicialmente se encontravam em um quadro de obesidade. Ao chegar na medida desejada, muitas pessoas seguem com dificuldade, dessa vez para manter o peso. Para que essa segunda etapa seja menos sofrida, é fundamental adotar um estilo de vida mais saudável.
Importância de se aprender a comer de forma saudável
“Quando o paciente emagrece aprendendo a comer, sem restrições severas e desnecessárias, sabendo fazer boas escolhas, manter o peso fica muito natural, pois ele aprendeu a lidar de forma saudável com o alimento. O que também ajuda nisso é manter uma atividade física que promova o ganho muscular”, informa a nutricionista Ana Paula Moura.
Por outro lado, quando o processo de eliminação do sobrepeso se dá de maneira sofrida, com escolhas alimentares que desagradaram o paciente durante toda a caminhada, é possível que o indivíduo, ao finalmente chegar no peso desejado, compense tratamento desgostoso em comidas que ele antes gostava mas que o farão engordar novamente. Por isso a importância de aprender a realmente apreciar comidas saudáveis durante o emagrecimento.
Riscos de voltar a ganhar peso depois de emagrecer
A especialista alerta para o risco de ganhar peso novamente depois de um processo de emagrecimento, tendo em vista que isso poderá dificultar o paciente a perder calorias da mesma forma como foi feito na primeira vez. “O reganho de peso, além de não ser saudável, pode dificultar a perda de peso novamente”, afirma Ana Paula.
As dietas de moda não orientadas por um nutricionista competente são exemplos dessa “flutuação” de peso. O paciente passa um ano fazendo determinada dieta, depois para, recomeça, e por aí vai, até que chega um determinado tempo que esta estratégia não é mais eficiente. “É muito comum encontrar esta situação no consultório. Equilibrar os hábitos alimentares deste paciente, com carboidratos, gorduras e proteína, é essencial neste momento”, conclui a nutricionista.
Foto: Shutterstock