Além do tipo 1 e do tipo 2 do diabetes, existe ainda o chamado diabetes gestacional. São casos em que o grau de intolerância à glicose é detectado pela primeira vez durante a gestação e que corresponde a cerca de 7% das mulheres grávidas no Brasil. É importante que as futuras mães conversem com seus obstetras para adotar medidas que ajudem a evitar a doença.
De acordo com a endocrinologista Daniele Zaninelli, qualquer mulher pode desenvolver diabetes gestacional, mas a chance é maior quando alguns fatores estão presentes. Nestes casos, as mulheres devem ficar ainda mais atentas à prevenção, já que são poucos os sintomas, como excesso de sede e de cansaço.
Excesso de peso é fator de risco para diabetes gestacional
“Idade acima de 25 anos, parentes de primeiro grau com diabetes tipo 2, história pessoal de pré-diabetes, excesso de peso e gestação prévia com filho nascido com mais de quatro quilos são alguns dos fatores de risco”, alerta a médica. Gestantes que já tiveram diabetes gestacional e que perderam o filho ainda na gravidez de maneira inexplicada também devem se prevenir, já que o problema pode afetar o bebê.
Para evitar o diabetes gestacional, uma das principais medidas é manter uma alimentação saudável. “Incluir na rotina alimentos ricos em fibras, como frutas, vegetais e grãos integrais. Controlar o tamanho das porções é importante. Alimentos industrializados devem ser evitados por serem pobres em nutrientes e ricos em calorias”, cita a profissional.
Exercícios físicos ajudam a prevenir diabetes na gravidez
Fazer atividades físicas também é necessário, como explica Daniele: “Exercícios antes e durante a gravidez podem ajudar a prevenir o desenvolvimento do diabetes gestacional. Recomenda-se 30 minutos de atividade moderada na maioria dos dias da semana”. É possível, por exemplo, dividir caminhadas em três períodos de dez minutos, mas lembre-se de conversar com seu médico antes de iniciar a prática.
Quem está acima do peso e planeja engravidar deve procurar perder os quilinhos extras antes da gestação, o que é importante para ter uma gravidez mais saudável. A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) recomenda ainda que essas atitudes devem ser adotadas também com o objetivo de prevenir o diabetes tipo 2, que tem o diabetes gestacional como fator de risco.
Dra. Daniele Zaninelli é endocrinologista formada pela Universidade Federal do Paraná e atua em Curitiba. CRM-PR: 16876 – www.facebook.com/dradaniele.zaninelli
Foto: Shutterstock