search
Título

Como funciona o hormônio do crescimento no corpo de uma criança?

Distúrbios do Crescimento
Sintomas

19 de outubro de 2023

A maior parte dos casos de calvície nos homens é causada pela genética. Esse tipo do problema recebe o nome de alopecia androgenética. Entretanto, isso não significa que outros fatores não possam influenciar o desenvolvimento da calvície ou intensificar a queda de cabelo. Entre esses fatores, é importante mencionar as alterações hormonais.

Alterações hormonais podem atrapalhar crescimento do cabelo


De acordo com a dermatologista Bruna Fanton Gallo, mudanças nos níveis de hormônios no corpo podem influenciar a
calvície. Mas, ela faz uma ressalva: “A maioria dos homens com calvície não apresenta essas alterações hormonais. A ação aumentada da testosterona e da dihidrotestosterona é local, no folículo capilar”. 
A especialista explica que o aumento na pelo organismo provoca a chamada miniaturização do fio, que nada mais é que a diminuição do tamanho dos fios. “Não se sabe até hoje exatamente o que causa essa ação aumentada da testosterona, mas a principal hipótese é a genética”, informa a médica.  
Entre os casos em que há relação entre mudanças hormonais e a calvície, Dra. Bruna destaca os pacientes predispostos ao problema e que fazem uso de esteroides anabolizantes, drogas derivadas da testosterona e que são utilizadas para aumentar a massa muscular. Como consequência a esse uso, há uma piora na queda de cabelo. 

Conheça o Cuidados Pela Vida

Como é feito o tratamento da calvície?


A queda intensa dos fios é notada, inicialmente, no topo da cabeça e
nas entradas, se espalhando para outras áreas com o tempo. Para freá-la, é importante procurar um médico para resolver a alteração hormonal e iniciar o tratamento. “O tratamento padrão ouro da calvície masculina consiste no uso de medicações tópicas e orais, que agem de diferentes formas no folículo para impedir a progressão do quadro e para aumentar a densidade dos fios”, afirma a dermatologista. 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
A puberdade precoce sem tratamento pode gerar problemas no futuro?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, puberdade precoce é o quadro no qual crianças manifestam antes do normal características típicas dessa fase de transição entre infância e adolescência. Esse problema provoca sintomas que podem se perpetuar no resto da vida do indivíduo, por isso o tratamento adequado deve ser adotado o quanto antes.  […]

Artigos
A puberdade precoce pode ser confundida com outro problema de sintomas semelhantes?

Em casos de puberdade precoce, os pacientes, que são meninos e meninas entre 8 e 10 anos de idade, apresentam como sintomas características sexuais, as quais normalmente só apareceriam anos mais tarde. Esse tipo de manifestação pode ocorrer também em outros distúrbios ligados ao crescimento, então para que não haja confusão, é necessário buscar um […]

Artigos
Puberdade precoce: a falta de tratamento pode gerar consequências?

A puberdade precoce é definida pelo aparecimento das mamas ou pêlos pubianos antes dos 8 anos em meninas e dos pêlos pubianos ou aumento do volume testicular/comprimento do pênis antes dos 9 anos nos meninos. Outro sintoma característico do quadro é a baixa estatura. Para combater o problema, as crianças precisam se submeter ao tratamento […]

Converse com um dos nossos atendentes