AchèAchè
    search
    Título

    Como é a tosse nos casos de enfisema e bronquite crônica?

    Asma e Bronquite
    Sintomas

    Por

    Enfisema e bronquite crônica são as condições associadas à DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica). Este quadro pode se manifestar apenas com uma das duas ou com ambas ao mesmo tempo. Por mais que sejam diferentes, tanto o enfisema quanto a bronquite crônica provocam os mesmos sintomas, basicamente, com destaque para a falta de ar e a tosse.

    Características da tosse nos casos de enfisema e bronquite crônica


    De acordo com o pneumologista Mauro Gomes, a tosse provocada pelo enfisema pulmonar e pela bronquite crônica normalmente possui a expectoração de catarro. Porém, os pacientes também
    podem apresentar tosse seca. Como este é um dos principais sintomas dos problemas, é sempre bom estar atento. “Tosse é sempre um sinal de alerta indicando que algo não anda bem no organismo”, afirma o médico.

    Na bronquite crônica, a tosse sempre é produtiva (com presença de muco), com expectoração clara no início, podendo ficar cada vez mais amarelada e espessa conforme o quadro evolui. Como tanto na bronquite crônica quanto no enfisema a maioria dos pacientes é fumante, criou-se popularmente o termo “tosse dos fumantes” para se referir a tosse específica dessas doenças. 

    Tratamento da tosse na DPOC


    Por mais que a tosse possa ser incômoda em ambos os quadros, o tratamento deste sintoma, assim como dos demais, normalmente não é específico. O tratamento indicado visa a doença como um todo. Os sintomas são controlados por consequência. Você pode até usar
    medidas emergenciais que amenizem os desconfortos, mas a ação realmente efetiva será a descrita anteriormente.  

    “A tosse da DPOC é controlada com o tratamento da própria doença. Não é comum o tratamento ser feito especificamente de acordo com o sintoma”, afirma o Dr. Mauro. O uso de medicamentos é muito importante no tratamento, já que estes ajudam a melhorar a capacidade respiratória dos pacientes, desbloqueando as estruturas pulmonares comprometidas. 

     

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes