Com o passar dos anos, o envelhecimento do corpo traz algumas consequências desagradáveis, como a degeneração das articulações. São elas as responsáveis por fazer a conexão entre dois ossos e seu enfraquecimento pode causar dor e diminuir a amplitude dos movimentos do corpo, provocando uma queda na qualidade de vida. Para evitar que isso aconteça, é possível recorrer ao consumo da glicosamina.
Os benefícios para o corpo
A glicosamina é uma substância encontrada naturalmente no corpo, mais especificamente no líquido articular sinovial, localizado nos tendões e nas articulações. “Ela é produzida a partir da glicose e é importante para proporcionar o amortecimento das articulações. Ela participa ativamente da construção dos tendões, da pele, das unhas e dos ligamentos”, afirma a nutricionista Daniella Chein.
A substância pode ser utilizada para diminuir o ritmo de degeneração das articulações e, assim, dificultar o surgimento de doenças, como a osteoartrite. “Os pacientes que já fizeram uso sentiram que a dor e o desconforto diminuíram ao fazer uso da suplementação. Podemos concluir que, se for acompanhada por um especialista, não há problema de ser utilizada como forma de prevenção”, explica Daniella.
Como obter a glicosamina
Segundo a profissional, é possível encontrar a glicosamina na casca de crustáceos, como mariscos e ostras. No entanto, a forma mais comum de obtê-la é por meio da suplementação. Os pacientes diabéticos devem redobrar a atenção quanto ao seu consumo, porque a glicosamina é sintetizada a partir da glicose.
Antes de iniciar seu consumo, é importante se consultar com um nutricionista para avaliar se há necessidade de buscar outras fontes da substância. “Se for constatado que, somente com alimentação será possível alcançar os níveis adequados, aí sim, iniciamos a suplementação, que nunca deve ser feita sem ajuda especializada”, alerta Daniella.