Para a maioria das pessoas, perder peso não é nada fácil, já que essa tarefa exige paciência, disciplina e mudança de hábitos. Um deles é a velha mania de aproveitar a hora do almoço ou do jantar para ver o jornal que está passando na televisão ou um seriado por streaming, o que só dificulta o emagrecimento. Quem explica os motivos é a endocrinologista Daniele Zaninelli.
Televisão contribui para o impulso alimentar
De acordo com a médica, vários fatores estão envolvidos nesse problema. “A TV cria uma distração que tira a atenção do alimento e perdemos a percepção da quantidade ingerida. Além disso, muitos programas e filmes geram um estresse que aumenta ainda mais o impulso alimentar”, afirma a profissional.
Quem opta por fazer um lanche na hora de ver televisão, geralmente, não faz as melhores escolhas. Pipocas, biscoitos, salgadinhos, chocolates, sucos e refrigerantes, que costumam ser ricos em gordura, açúcar, sal e calorias vazias são os alimentos mais consumidos e são justamente aqueles que os especialistas recomendam a redução.
Daniele faz ainda um alerta para outro mau hábito que pode fazer o corpo engordar, em vez de perder peso: “Horas a mais em frente à televisão costumam substituir horas de sono e noites mal dormidas estão associadas a uma maior ingestão calórica no dia seguinte e à redução da movimentação e da atividade física devido ao cansaço”.
Comer na frente do computador também atrapalha o emagrecimento
Além da TV, o problema se repete quando a refeição é feita na frente do computador ou do celular. “A mastigação adequada dos alimentos também participa do sistema de saciedade, e, em geral, quem trabalha em frente ao computador ingere alimentos mais ‘fáceis’ de comer, ricos em carboidratos e gorduras. A ansiedade gerada pela falta de descanso também aumenta a tendência ao consumo de alimentos calóricos”, explica a médica.
Foto: Shutterstock