AchèAchè
search
Título

Cheiro de gasolina pode comprometer a respiração e fazer mal à saúde?

Asma e Bronquite
Sintomas

Por Dr. Rodrigo dos Santos Pêgo

19 de outubro de 2023

Quem nunca escutou alguém dizer que sente prazer no cheiro de gasolina? Alguns concordam e compartilham do mesmo sentimento, outros se espantam e não conseguem entender tal reação. Mas é importante saber uma coisa: o cheirinho de combustível pode fazer mal à saúde para todo mundo, não apenas quem já sofre com alergias e doenças respiratórias no dia a dia.

Sim! Cheio de gasolina faz mal

 

Combustíveis são muito prejudiciais se forem inalados por longos períodos. Os vapores da gasolina, por exemplo, têm diversos elementos químicos perigosos, como o benzeno, que corresponde a 1% de sua composição. “Os riscos de inalar gasolina incluem a possibilidade de desenvolver danos neurológicos, dor de cabeça, infecção pulmonar, tontura, entre outros sintomas. Em condições crônicas, a gasolina também afeta o comportamento das pessoas, como agressividade e ansiedade”, alerta o otorrinolaringologista Rodrigo Pêgo.
Os perigos não param por aí. A inalação direta da gasolina pode causar envenenamento por monóxido de carbono e a exposição prolongada ao ar livre resultar em danos aos pulmões. Por isso, a proteção é fundamental, principalmente quem fica exposto às substâncias no dia a dia. “É necessário que trabalhadores de postos de combustível façam uso de, no mínimo, uma máscara para inalação de vapores orgânicos, óculos protetor e botas de segurança”, recomenda o médico.
Não há um cálculo sobre quanto tempo a exposição aos vapores do combustível passa a ser nociva ao organismo. O que é possível afirmar é que a inalação em lugares fechados e por longo período é mais maléfica para as pessoas do que em ambientes abertos.

Exposição ao diesel pode causar câncer

 

No entanto, o combustível mais nocivo de todos é, sem dúvida, o diesel, que reúne metais pesados na composição. As dioxinas presentes podem se acumular no organismo e, depois de alguns anos, segundo alguns estudos já feitos, ser responsáveis por provocar fortes dores de cabeça, distúrbios hormonais e até câncer no aparelho respiratório.

Newsletter
Tags
combustíveis
gasolina
respiração
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quais são os desafios do tratamento da DPOC em pacientes idosos?

A DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) é encarada por muitos como um quadro típico de idosos, já que a maioria dos pacientes se enquadram nesta faixa etária. Contudo, também pode se manifestar em pessoas mais jovens. A doença tem íntima relação com o tabagismo, ou seja, aqueles que acumulam anos com a prática correm risco maior […]

Artigos
Ar-condicionado pode piorar a saúde respiratória de quem tem rinite alérgica?

A saúde respiratória das pessoas em geral costuma ficar comprometida quando se mantém em ambientes com ar-condicionado, tendo em vista que esses aparelhos contribuem para o ressecamento do ar que se respira e da mucosa nasal. No caso daqueles que possuem predisposição para crises alérgicas, como as da rinite, esse ressecamento traz ainda mais prejuízos. […]

Artigos
Asma: veja dicas para evitar crises com a chegada do clima mais frio

Quem tem asma precisa ter uma rotina de cuidados com a saúde bastante rigorosa o ano inteiro, mas é durante o inverno que essa doença respiratória precisa de maior atenção. O paciente que não se cuidar pode sofrer com sucessivas crises asmáticas ao longo dessa estação. Em geral, a pessoa pode sentir falta de ar, […]

Converse com um dos nossos atendentes