search
    Título

    Cheiro de gasolina pode comprometer a respiração e fazer mal à saúde?

    Asma e Bronquite
    Sintomas

    Por Dr. Rodrigo dos Santos Pêgo

    22 de dezembro de 2016

    Quem nunca escutou alguém dizer que sente prazer no cheiro de gasolina? Alguns concordam e compartilham do mesmo sentimento, outros se espantam e não conseguem entender tal reação. Mas é importante saber uma coisa: o cheirinho de combustível pode fazer mal à saúde para todo mundo, não apenas quem já sofre com alergias e doenças respiratórias no dia a dia.

    Sim! Cheio de gasolina faz mal

     

    Combustíveis são muito prejudiciais se forem inalados por longos períodos. Os vapores da gasolina, por exemplo, têm diversos elementos químicos perigosos, como o benzeno, que corresponde a 1% de sua composição. “Os riscos de inalar gasolina incluem a possibilidade de desenvolver danos neurológicos, dor de cabeça, infecção pulmonar, tontura, entre outros sintomas. Em condições crônicas, a gasolina também afeta o comportamento das pessoas, como agressividade e ansiedade”, alerta o otorrinolaringologista Rodrigo Pêgo.
    Os perigos não param por aí. A inalação direta da gasolina pode causar envenenamento por monóxido de carbono e a exposição prolongada ao ar livre resultar em danos aos pulmões. Por isso, a proteção é fundamental, principalmente quem fica exposto às substâncias no dia a dia. “É necessário que trabalhadores de postos de combustível façam uso de, no mínimo, uma máscara para inalação de vapores orgânicos, óculos protetor e botas de segurança”, recomenda o médico.
    Não há um cálculo sobre quanto tempo a exposição aos vapores do combustível passa a ser nociva ao organismo. O que é possível afirmar é que a inalação em lugares fechados e por longo período é mais maléfica para as pessoas do que em ambientes abertos.

    Exposição ao diesel pode causar câncer

     

    No entanto, o combustível mais nocivo de todos é, sem dúvida, o diesel, que reúne metais pesados na composição. As dioxinas presentes podem se acumular no organismo e, depois de alguns anos, segundo alguns estudos já feitos, ser responsáveis por provocar fortes dores de cabeça, distúrbios hormonais e até câncer no aparelho respiratório.

    Newsletter
    Tags
    combustíveis
    gasolina
    respiração
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes