AchèAchè
search
Título

Barriga de chope: Cerveja engorda mesmo bebendo com moderação?

Cuidados e Bem-estar

Por Ana Paula Moura

19 de outubro de 2023

Muita gente já ouviu falar na famosa “barriga de chope”, mas sempre fica a dúvida se a cerveja, de fato, engorda ou se a barriga é causada por outros fatores da alimentação e estilo de vida. Infelizmente, para o azar dos apreciadores da bebida alcóolica mais popular do país, a cerveja possui alto valor calórico e ainda apresenta benefício nutricional quase insignificante.

“Além de altamente calórica, a cerveja tem um índice glicêmico elevado, ou seja, o açúcar no qual ela se converte ao ser ingerida é absorvido muito rapidamente pela corrente sanguínea”, afrma a nutricionista Ana Paula Moura. “Fazendo uma comparação prática, uma lata de cerveja de 350ml tem aproximadamente as mesmas calorias de um pão francês. Então, ao beber 10 latas, você estará consumindo o equivalente a 10 pãezinhos”.

Beber com moderação é ideal para não abrir mão de cerveja e saúde


Mesmo assim, a profissional acredita que, com moderação, todo alimento é permitido. Ela diz que não acredita em restrições alimentares severas, pois só oprimem o paciente, afastando-o do plano alimentar. “Por isso libero o álcool com moderação. Costumo estabelecer com meus pacientes uma relação de confiança, mas principalmente deles com eles mesmos. Não dá para determinar um número fixo (da bebida), pois para cada paciente esta conduta se modifica, devido às individualidades”, diz Ana Paula.

Além de moderação ao ingerir a bebida alcoólica, é importante ter uma boa alimentação no dia a dia e praticar atividades físicas. A combinação desses fatores permite degustar a bebida sem o medo da famosa barriguinha de chope. “Uma boa dica para beber menos durante uma saída à noite é intercalar a bebida alcoólica com um copo de água com limão. Não deixa desidratar e aumenta a saciedade, fazendo com que a pessoa beba menos álcool”, recomenda a nutricionista.

Fatores relacionados à cerveja que também contribuem para o ganho de peso


O crescimento abdominal típico de quem exagera na cerveja não se explica apenas pela bebida em si. Um conjunto de fatores contribui para a gordura abdominal se acentuar. “Os acompanhamentos que costumam vir com a cerveja (petiscos) e a idade do paciente influenciam, pois depois dos 35 anos o metabolismo fica mais lento, o que torna difícil queimar tantas calorias”, conclui Ana Paula.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
bebida alcoólica
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Pacientes com esquizofrenia controlada podem curtir as férias normalmente?

A esquizofrenia é uma doença psiquiátrica que provoca alterações de comportamento, delírios e alucinações, como sensação de perseguição e ouvir vozes. A modernização dos tratamentos permitiu o controle dos sintomas do transtorno e deu aos pacientes a possibilidade de ter uma boa qualidade de vida. Hoje, uma pessoa esquizofrênica consegue viver normalmente e pode até mesmo aproveitar […]

Artigos
Esquizofrenia: Pacientes podem consumir bebidas alcoólicas em moderação?

O consumo de bebidas alcoólicas é responsável por agravar diversas doenças e até mesmo por facilitar o desenvolvimento de problemas de saúde, como é o caso do diabetes e da hipertensão. A situação não poderia ser diferente com os transtornos psiquiátricos, como a esquizofrenia e a depressão. Esquizofrênicos não devem consumir álcool De acordo com […]

Artigos
Cerveja, caipirinha ou vinho? Qual é a bebida que tem mais calorias?

Se você curte uma balada ou simplesmente uma mesa de bar sabe que uma coisa é certa: as bebidas alcoólicas estarão sempre lá presentes. Mas caso você também queira perder uns quilinhos, é bom prestar atenção na quantidade de calorias que cada um desses drinques levam depois de uns brindes. Bebida alcoólica pode atrapalhar o […]

Converse com um dos nossos atendentes