A dermatite é uma reação alérgica de causas variadas que se manifesta de maneiras diferentes (há vários tipos) e em diversos lugares do corpo, com sinais e sintomas como coceira, vermelhidão e descamação, que causam muito incômodo.
Conforme explica a dermatologista Gabriella Albuquerque, a dermatite pode se disseminar para regiões distantes do local de irritação. “Isso ocorre porque os mediadores inflamatórios liberados durante o processo não permanecem em um único lugar, eles se dispersam pelo organismo inteiro”.
Causas da dermatite de contato
O maior problema de não se tratar a dermatite é que assim ela pode se tornar cada vez mais intensa e persistente. “No caso das dermatites de contato, podem ocorrer manifestações respiratórias após sucessivos episódios de contato com as substâncias que as provocam. Para evitar isso, basta adotar métodos que controlam a doença com o alívio de seus sintomas de forma fácil”, afirma a dermatologista.
Dentre as principais causas da dermatite de contato, destacam-se os sabonetes, detergentes, perfumes, cosméticos, níquel (um metal encontrado em bijuterias, relógios, e zíperes, entre outros), desodorantes, castanha de caju e até mesmo plantas. Antibióticos, anti-histamínicos ou antissépticos aplicados na pele também podem provocar este tipo de dermatite.
Tratamentos indicados contra as dermatites
O primeiro passo do tratamento de uma dermatite é retirar o fator desencadeador de perto do convívio do paciente. O uso de corticoides pode ser útil para reduzir os quadros agudos. “Medidas de reparação da pele, como uso de cremes hidratantes ou ingestão adequada de líquidos, são muito úteis. Recentemente, o uso de probióticos tem sido incentivado para adequar a flora intestinal e reduzir os desequilíbrios imunológicos que desencadeiam as dermatites”, completa Gabriella.
Dra. Gabriella Albuquerque é dermatologista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 71503-4 –http://gabriellaalbuquerque.com.br/
Foto: Shutterstock