Osteoartrite: condroprotetores reduzem a necessidade de anti-inflamatórios?


  • +A
  • -A

A osteoartrite é uma doença que ataca e desgasta a cartilagem que protege as articulações, causando dores e inchaço e dificultando os movimentos da área atingida. Para tratar o problema, além de mudanças nos hábitos do dia a dia, como atividades físicas para fortalecer e alongar os músculos, podem ser usadas medicações condroprotetoras e anti-inflamatórios.

Como agem os medicamentos condroprotetores?


De acordo com o ortopedista Ciro Veronese dos Santos, a indicação dos condroprotetores deve ser feita de forma individualizada. “O mecanismo de ação desses medicamentos se baseia no bloqueio da atividade de degradação da cartilagem causada por determinadas substâncias inflamatórias (interleucinas e metaloproteases)”.

O profissional explica que, apesar de não existir um consenso sobre a atividade de reparação ou recuperação da cartilagem perdida, há vários estudos demonstrando a melhora dos sintomas e a diminuição na progressão da osteoartrite em determinados pacientes, o que explica a capacidade protetora de cartilagem de tais medicações.

Condroprotetores podem diminuir uso de anti-inflamatórios


Já os anti-inflamatórios servem para aliviar a dor e a inflamação causadas pela osteoartrite. Entretanto, seu uso crônico pode trazer riscos à saúde, segundo o especialista. Os condroprotetores podem servir, então, como uma espécie de substituto. “O tratamento com condroprotetores, quando bem indicado e trazendo bons resultados, pode sim diminuir o uso de medicações utilizadas para combater os sintomas da doença, grupo em que se encontram os anti-inflamatórios”, afirma Dr. Ciro.

É importante destacar que o tratamento da osteoartrite é individualizado. “Cada paciente apresenta um grau diferente da doença e sintomatologia também diferente, o que implica em variações no tratamento”, diz o médico. O ideal é que cada pessoa seja acompanhada por um especialista, que poderá indicar exames para auxiliar o diagnóstico e introduzir as medidas mais adequadas para o caso.

Dr. Ciro Veronese dos Santos é ortopedista, traumatologista e especialista em Cirurgia do Joelho e atende em Londrina (PR). CRM-PR: 23858

Foto: Shutterstock

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Osteoartrite: condroprotetores reduzem a necessidade de anti-inflamatórios?"

Suzana

A administração de colágeno pode ser considerada como condoprotetora? Há algum estudo que comprove isto?

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.