Diabéticos correm mais riscos com o uso de drogas?


  • +A
  • -A

Para controlar o diabetes, é essencial levar uma vida mais saudável, com alimentação de qualidade e prática de exercícios físicos para, assim, prevenir complicações crônicas. No entanto, o uso de drogas, tanto lícitas quanto ilícitas, atrapalha o tratamento do diabetes e coloca em risco a saúde do paciente.

 

Consumo de drogas atrapalha o uso da insulina

 


“O risco de descontrole do diabetes é maior em usuários de drogas, especialmente nos portadores de diabetes tipo 1, que dependem do uso correto da insulina”, afirma a endocrinologista Daniele Zaninelli. Segundo a especialista, o consumo afeta a capacidade do paciente de tomar a medicação de maneira correta, tornando mais propício o desequilíbrio dos índices glicêmicos.

Os efeitos da droga podem ser confundidos pelo paciente com os sintomas da queda ou do aumento dos níveis glicêmicos. “Quando situações como a hipoglicemia ou a cetoacidose diabética não são reconhecidas e tratadas precocemente, existe o risco de evolução ao coma e até à morte, o que coloca os usuários de drogas em maior risco”, alerta a médica.

 

Uso de drogas pode provocar desestabilizar nível de glicose no sangue

 


O consumo frequente de drogas pode deixar a alimentação irregular, com períodos prolongados de jejum ou episódios de compulsão alimentar. Comer muitos doces ou produtos ricos em carboidratos pode causar um pico do nível de glicose no sangue, quadro chamado de hiperglicemia, cujos sinais são náuseas, perda de apetite, falta de ar, muita sede e muita vontade de urinar.

É importante lembrar ainda que as relações familiares também costumam ser afetadas, sendo mais um fator agravante, já que, segundo Daniele, as pessoas ao redor do paciente diabético costumam desconhecer a doença. Além disso, um quadro de diabetes, quando associado ao uso de drogas e depressão, também complica o tratamento.

 

Dra. Daniele Zaninelli é endocrinologista formada pela Universidade Federal do Paraná e atua em Curitiba. CRM-PR: 16876

 

Foto: Shutterstock

TAGS
diabetes
glicose
hipoglicemia
insulina

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Diabéticos correm mais riscos com o uso de drogas?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.