Paciente consegue controlar sintomas e estabilizar o avanço do mal de Alzheimer


  • +A
  • -A

Delírios e alucinações não são sintomas presentes apenas em pacientes com esquizofrenia. Quem sofre com mal de Alzheimer também pode ter uma visão bastante distorcida da realidade. Pessoas com a doença podem acreditar que estão sendo perseguidas e enganadas, além de ver e ouvir pessoas e animais que não passam de ilusões mentais. 

Ansiedade e depressão também são causados pelo mal de Alzheimer

Esses sintomas faziam parte do dia a dia da Maria Perpétua R. Stanziola, junto ao estresse constante. Ela tem 83 anos e mora em Ubá, em Minas Gerais. Foi diagnosticada com mal de Alzheimer, mas a doença se agravou depois que perdeu o marido e passou de uma vida fisicamente ativa para um cotidiano bastante sedentário.

Para tratar delírios e alucinações, medicamentos antipsicóticos podem ser utilizados. “A medicação é essencial para o tratamento. Sem ela, o paciente não se estabilizará e manterá os sintomas e a progressão da doença mental”, afirma o psiquiatra Miguel Angelo Boarati. Mas esses não são os únicos sintomas da doença. Os pacientes também podem apresentar insônia, agressividade, depressão e ansiedade. Iniciar o tratamento é fundamental para controlá-los.

Como Perpétua retomou o controle de sua rotina

Para controlar os sintomas e recuperar a qualidade de vida, Perpétua iniciou um novo tratamento contra o mal de Alzheimer, recomendado pelo seu psiquiatra. Há cerca de seis meses, a mineira voltou a viver bem. “O médico comentou que o tratamento não traria a cura do Alzheimer, mas iria estabilizar o avanço da doença e melhorar os sintomas”, explicou a mineira.

Os benefícios não chegaram apenas à paciente, mas a toda sua família. Eles puderam retomar a rotina e levar a vida com mais tranquilidade. Assim como Perpétua, milhares de pessoas também podem melhorar de vida procurando auxílio médico e seguindo as indicações.

Dr. Miguel Angelo Boarati é psiquiatra formado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP e atende em São Paulo. CRM-SP: 85105

 Foto: Shutterstock

 

 

TAGS
alzheimer
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Paciente consegue controlar sintomas e estabilizar o avanço do mal de Alzheimer"

Anabel dos Santos Silva

achei interessante,todos devemos procurar ajuda de profissionais competentes,para termos qualidade de vida cada vez melhor. A família tem um grande papel no tratamento da pessoas com problemas psiquiátricos.Obrigada.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.