Quais são os principais nutrientes que não podem faltar na dieta das crianças?


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A alimentação é especialmente importante na infância, pois é nessa fase que são estabelecidos alguns hábitos alimentares levados para o resto da vida. Além disso, o crescimento e desenvolvimento são mais intensos nos primeiros anos de vida de um indivíduo e, por isso, é fundamental que a alimentação seja nutritiva, com bastante variedade de opções saudáveis.

 

Vitaminas e minerais contribuem para o crescimento e imunidade

 


“Os nutrientes que não podem faltar na dieta das crianças são a vitamina A, encontrada em vegetais alaranjados; vitamina C (tangerina, abacaxi, caju, morangos e outras frutas); além de minerais como zinco e ferro, presentes em alimentos como feijões, vegetais verde escuros e carnes de origem animal”, informa a nutricionista Carla Cotta.

Além de serem fundamentais para o crescimento e desenvolvimento do corpo, esses nutrientes ajudam a manter a imunidade alta. “Eles funcionam como ‘tijolos’ importantes para a ‘orquestra’ do sistema imunológico, contribuindo para a defesa do organismo”, afirma a especialista.

 

Efeitos negativos da carência de nutrientes na alimentação das crianças

 


Naturalmente, a falta desses minerais e vitaminas reflete nas funções para o crescimento adequado na infância, visto que esses nutrientes estão diretamente relacionados ao metabolismo ósseo e a funções essenciais do crescimento em geral. Essa deficiência pode gerar problemas de saúde, como anemia, e até mesmo trazer complicações na vida adulta, como aumento do risco de infarto.

 

Investindo em pratos coloridos

 


Um dos grandes obstáculos que os pais enfrentam e que prejudica a boa alimentação na infância é a resistência que muitas crianças têm para comer determinados alimentos. “Nesse sentido, é importante investir no prato colorido, estimulando o consumo de, pelo menos, três porções de frutas e vegetais, além dos demais grupos de alimentos, como os cereais integrais ou raízes, o grupo dos feijões, além de gorduras boas e proteínas”, recomenda Carla.

 

Dra. Carla Cotta é nutricionista, graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e especialista em Nutrição Clínica Funcional pela UNICSUL. CRN4 02100097 – Site oficial

Foto: Shutterstock

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