Quais são os nutrientes mais importantes durante a infância?


  • +A
  • -A

Durante todas as fases da vida diversas vitaminas e minerais são importantes para o bom funcionamento do organismo e para a saúde em geral, tais como cálcio, fósforo, ferro e zinco, além de vitaminas como A, C e E. Contudo, dependendo do momento da vida, é preciso aumentar a ingestão de alguns nutrientes mais do que de outros, como na infância

Nutrientes essenciais para as crianças


“Após o sexto mês de vida, período que o leite materno é o melhor alimento, deve-se ofertar cálcio e ferro. Estes elementos são essenciais para o crescimento, desenvolvimento e maturação do sistema imunológico da criança”, explica a nutricionista Carla Cotta. “
O fósforo, juntamente com o cálcio, tem papel fundamental no desenvolvimento e formação da massa óssea, cujo pico de estímulo e desenvolvimento se dá na infância”, completa.

A profissional afirma que, enquanto cálcio e ferro são fundamentais para a formação óssea e contração muscular, o zinco é peça chave no metabolismo do sistema imunológico e para “abrir” o apetite. A vitamina C ajuda no processo de absorção de cálcio e a vitamina A é boa para a visão e pele, além de essencial para o funcionamento da defesa do organismo.

Alimentos nutritivos e riscos de crianças que comem mal


“Os alimentos mais ricos em nutrientes fundamentais para o bom desenvolvimento das crianças são os vegetais verdes escuros, frutas, cereais integrais, como arroz, milho e outros, além da família dos leguminosos (feijões, lentilhas, grãos de bico).
O fósforo que acompanha o cálcio para a formação óssea está presente em alimentos como sementes de girassol, peixes, ovos, castanhas e outros”.

Caso uma criança não seja estimulada a ter uma alimentação nutritiva, ela corre alguns riscos, como desenvolvimento inadequado dos órgãos e tecidos e crescimento inadequado, já que o primeiro grande pico de crescimento é na infância. “Além disso, há o risco de contrair doenças, como anemia, raquitismo e doenças do sistema imunológico”.

Carla Cotta é nutricionista, graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e especialista em Nutrição Clínica Funcional pela UNICSUL. CRN4 02100097 – http://www.carlacotta.com.br/ – Contato via Facebook (carlacottanutricao) e Instagram (@carlacottanutricao)

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
calcio

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais são os nutrientes mais importantes durante a infância?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.