Quais atividades físicas podem ser praticadas durante a gravidez?


  • +A
  • -A

Além de ser uma prática prazerosa, as atividades físicas geram benefícios indiscutíveis para a saúde. No entanto, muitas gestantes ficam em dúvida se os exercícios oferecem algum tipo de risco ao bebê. A verdade é que manter o corpo em movimento é uma atitude bastante recomendada pelos médicos, desde que sejam tomados alguns cuidados.

Mulheres grávidas podem realizar exercícios leves


A recomendação médica é dar preferência a exercícios leves. “Gestantes podem fazer atividades físicas que não exijam grandes esforços e não causem muito impacto, inclusive que não tenham risco de queda, como caminhadas, pilates, hidroginástica, natação e dança”, explica a ginecologista e obstetra Cecília Canêdo.

O yoga, por exemplo, ajuda a reduzir os níveis de estresse e ansiedade, melhora o equilíbrio e a postura e impacta positivamente a circulação sanguínea. Já o alongamento, assim como o yoga, ajuda a aumentar a flexibilidade e ainda relaxa os músculos. Comece reservando de 30 a 60 minutos do seu dia durante o primeiro trimestre e reduza o tempo com o passar dos meses. Mas não deixe de conversar com seu médico, que pode dar uma avaliação mais precisa caso a caso.

Exercícios na gravidez diminuem dores na coluna


Os benefícios para as mulheres grávidas não são poucos. “As atividades físicas ajudam a controlar o ganho de peso e, consequentemente, evitam hipertensão e diabetes gestacional, melhoram o sistema cardiovascular e respiratório e ainda fortalecem a musculatura próxima à coluna vertebral, evitando dores na coluna lombar”, afirma a profissional.

Antes de colocar tênis e uma roupa apropriada para a atividade física, é importante se consultar com um médico para receber as devidas orientações e verificar se há algum risco envolvido. “São contraindicados exercícios para gestantes que apresentam risco de aborto ou de parto prematuro, sangramento vaginal, ou que tenham cardiopatia grave”, alerta Cecília.

Dra. Cecília Canêdo Freitas Desmarais é formada pela Universidade Federal Fluminense e mestre em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia pela Universidade Estadual Paulista. CRM-RJ: 822396

 

Foto: Shutterstock

TAGS
atividade-fisica
gravidez

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais atividades físicas podem ser praticadas durante a gravidez?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.