Por que a gravidez é um fator de risco para as varizes?


  • +A
  • -A

A gravidez é um fator de risco para as varizes pois suas diversas características contribuem para o surgimento e piora desses vasos. As variações hormonais em diferentes momentos, o aumento de peso, o sedentarismo (nos últimos meses, principalmente) e o aumento de barriga e útero, por exemplo, são comuns à gravidez e contribuem para o desenvolvimento das varizes.

“A barriga da grávida, com o seu útero maior, faz um aumento da pressão sobre a veia cava inferior, principal sistema de drenagem das veias das pernas. Isso faz uma sobrecarga no sistema venoso das pernas, que pode levar um aumento das varizes conforme o útero vai crescendo”, explica o angiologista Jayme Ramos.

 

Cuidados e tratamento das varizes durante a gestação

 


O médico comenta que caso a mulher se cuide na gravidez, dificilmente vai desenvolver um quadro dramático de varizes. Contudo, se ela não se cuidar, a tendência é que as varizes aumentem tanto em quantidade, quanto em tamanho. “Isso acontece, principalmente, pelos fatores já citados, como útero que comprime a veia cava, sedentarismo, hormônios etc”.

A melhor maneira da mulher se cuidar durante a gravidez para evitar problemas com varizes seria por meio da prevenção com exercícios diários, elevação das pernas e uso de meias elásticas. “O laser (por ser um método físico e não químico), pode ser utilizado durante a gestação, mas isso não é uma constante”. Em geral, evita-se fazer o tratamento de veias varicosas na gravidez devido à falta de estudos para potenciais complicações com os métodos hoje utilizados em mulheres gestantes.

 

Varizes não comprometem gestação

 


Uma boa notícia, no entanto, é que as varizes dificilmente prejudicam a gravidez. “De forma geral, as varizes não comprometem o processo de gestação. Elas podem causar complicações à mãe (flebite, varicorragia, úlceras) e apenas em situações extremas e muito raras colocariam em risco a vida do feto também. Então, a resposta geral é que as varizes não comprometem a gravidez de forma direta”, finaliza Ramos.

 

Dr. Jayme Ramos é angiologista e cirurgião vascular e atende em seu consultório no Rio de Janeiro. CRM: 52663859

Foto: Shutterstock

TAGS
circulacao
gravidez
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que a gravidez é um fator de risco para as varizes?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.