Fazer musculação pode ajudar uma pessoa a emagrecer?


  • +A
  • -A

A prática de atividades físicas proporciona inúmeros benefícios tanto para a saúde física quanto para a saúde mental de qualquer pessoa. Além de ajudar a aumentar o ganho e manutenção de massa muscular, os exercícios também são fundamentais para emagrecer e exercem grande influência na produção de hormônios e na regulação de neurotransmissores relacionados ao humor, ao bem-estar e à memória.

Musculação contribui para a queima de calorias


A musculação, por exemplo, aumenta a quantidade de calorias gastas ao longo do dia, o que ajuda a emagrecer. “A musculação é importante para o fortalecimento de articulações e para ganho de massa muscular, e quanto mais músculos temos, mais calorias gastamos durante o dia”, afirma a nutricionista Giovana Morbi.

Segundo a especialista, é possível associar a musculação a outros exercícios físicos com o objetivo de acelerar o processo de emagrecimento: “Combinar musculação com uma atividade aeróbica, como caminhada, corrida ou bicicleta, por exemplo, é ideal para quem está em processo de emagrecimento ou para quem quer manter a composição corporal saudável”.

Musculação e alimentação balanceada para um corpo saudável


Mesmo mantendo o corpo em movimento, não dá para deixar de lado a preocupação com uma alimentação saudável. Apesar de não existirem, de acordo com Giovana, alimentos específicos para potencializar os efeitos da musculação, todo o funcionamento do corpo depende da dieta e dos hábitos de vida. “Nada age de forma isolada em nosso corpo”, explica a nutricionista. É fundamental dar preferência a refeições capazes de garantir a variedade de nutrientes de que o corpo precisa.

Mas as atividades físicas têm ainda outros fatores positivos. Além de ver a diminuição dos níveis de estresse e ansiedade no corpo, quem pratica algum exercício regularmente também dorme melhor e o sono é essencial para uma boa qualidade de vida. É durante o descanso que os hormônios são regulados, inclusive os responsáveis pela fome e pela saciedade.

Dra. Giovana Morbi é formada pelo Centro Universitário São Camilo e atua em São Paulo. CRN-SP: 34076 – http://www.giovanamorbi.com.br/

Foto: Shutterstock

TAGS
emagrecer

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Fazer musculação pode ajudar uma pessoa a emagrecer?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.