Quais transtornos costumam se manifestar em associação ao TOC?


  • +A
  • -A
Imagem do post Quais transtornos costumam se manifestar em associação ao TOC?

O TOC é um distúrbio mental caracterizado pela manifestação de obsessões e compulsões que provocam prejuízos na vida de um paciente e de sua família. A doença é geralmente diagnosticada em adultos, mas pode surgir também em crianças a partir dos três anos de idade. Estima-se que existam quatro milhões de pessoas com o transtorno no Brasil.

O TOC e as comorbidades

Um dos aspectos mais curiosos sobre o TOC é que ele pode estar associado a outros problemas psiquiátricos. “Pode haver o que chamamos de comorbidades, quando mais de um transtorno ocorre ao mesmo tempo. No caso do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), a comorbidade é mais frequente que o TDAH sozinho”, afirma o psiquiatra Marcelo Calcagno Reinhardt.

A síndrome de Tourette é outro distúrbio psiquiátrico que pode surgir em associação ao transtorno obsessivo-compulsivo. A síndrome se manifesta por meio de tiques persistentes, parecidos com as compulsões vistas em pacientes com TOC. “Para se avaliar Tourette, o paciente precisa apresentar tanto tiques motores como vocais, não necessariamente ao mesmo tempo”, explica Reinhardt.

De acordo com o psiquiatra, os tiques motores não são tão evidentes. Eles podem passar despercebidos já que se tratam de movimentos corriqueiros, como coçar o queixo. Por outro lado, os tiques vocais costumam incomodar quem está por perto no trabalho, na escola ou em casa.

O papel do estresse

Em outros pacientes, é possível diagnosticar junto com o TOC, transtornos de ansiedade e de humor. O estresse do dia a dia pode funcionar como uma espécie de gatilho, impulsionando o início dos sintomas, especialmente se a pessoa possui chance genética de desenvolver outro distúrbio psiquiátrico.

O tratamento para o TOC pode envolver o uso de medicamentos e também da terapia cognitivo-comportamental. Mas, para Reinhardt, no caso das comorbidades, ele deve envolver todos os distúrbios. “A terapia precisa abordar todas essas dificuldades. Muitas vezes são necessárias duas ou três medicações, uma para cada transtorno”, afirma.

Dr. Marcelo Calcagno Reinhardt é psiquiatra, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS) e atua em Florianópolis. CRM-SC: 10573

TAGS
psicologico
toc

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais transtornos costumam se manifestar em associação ao TOC?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.