Por que pacientes com transtorno obsessivo compulsivo realizam rituais repetitivos?


  • +A
  • -A
Imagem do post Por que pacientes com transtorno obsessivo compulsivo realizam rituais repetitivos?

Manias e rituais fazem parte da vida de muita gente, por mais diferentes ou esquisitos que possam ser, e muitas vezes não causam problemas, se integrando na rotina. Existem algumas pessoas, entretanto, que realizam um mesmo ato 5, 10 ou até mais de 20 vezes, sem controle. É o caso de quem sofre com o TOC, o transtorno obsessivo-compulsivo.

Obsessões e compulsões

Essa repetição exagerada pode atrapalhar o dia a dia e acarretar numa grande queda da qualidade de vida. Os rituais repetitivos, chamados de compulsões por psiquiatras, são uma maneira de aliviar o incômodo causado por pensamentos, imagens e ideias, conhecidos como obsessões.

“Pode-se dizer que os rituais ocorrem para tentar afastar os pensamentos obsessivos. Um pensamento de estar com as mãos sujas, mesmo sem elas estarem, pode levar à compulsão de lavá-las repetidamente”, afirma o psiquiatra Marcelo Calcagno Reinhardt.

Repetições excessivas

É comum checar se a chave está no bolso ou se o dinheiro está na carteira de vez em quando, mas para quem tem TOC é diferente: a possibilidade da chave ou do dinheiro não estarem nos seus devidos lugares invade e perturba a mente, fazendo com que o indivíduo realize o ritual de checagem inúmeras vezes. Estes atos aliviam o estresse e a ansiedade causados pelas obsessões.

Segundo Reinhardt, é difícil convencer alguém com TOC a não seguir com o ritual. “Muitas vezes, a pessoa se dá conta que é exagero, mas não consegue mudar a maneira ritualizada. O importante seria tentar mostrar que há tratamento, e que pode e deve buscar ajuda”, conclui o psiquiatra. Terapia e remédios antidepressivos são as maneiras mais eficazes de tratar o distúrbio.

 

Marcelo Calcagno Reinhardt é formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua em Florianópolis/SC. CRM-SC: 10573

TAGS
psicologico
toc

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que pacientes com transtorno obsessivo compulsivo realizam rituais repetitivos?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.