search
    Título

    Picada de mosquito pode causar alergia na pele?

    Uncategorized

    Por

    Dengue, zika e Chikungunya não são os únicos motivos que devem gerar preocupações quanto a picadas de mosquitos. Todo cuidado é pouco, já que a picada de insetos também pode provocar alergias na pele de intensidades diferentes em cada pessoa, desde casos mais leves até outros mais graves e que representam risco à vida.

    Picadas de mosquito podem causar manchas, coceira e dor


    De acordo com a dermatologista Daniela Moraes Souza Gorgulho, a alergia recebe o nome de prurigo estrófulo ou urticária papulosa. “É uma queixa comum no consultório dermatológico. O problema ocorre em pessoas suscetíveis, que apresentam uma resposta de hipersensibilidade do sistema imunológico aos antígenos presentes na saliva do inseto”, afirma a médica.  

    Entre os sinais e sintomas estão dor, coceira, ardência, manchas, inchaço, lesões papulosas e a formação de crostas na pele. Nos casos mais leves e pouco sintomáticos, as lesões podem desaparecer espontaneamente, mas os dermatologistas costumam prescrever substâncias calmantes para aliviar a coceira e indicam a hidratação adequada da pele.
    Entretanto, algumas pessoas podem apresentar reações alérgicas mais graves. “Em alguns casos raros, pode haver a presença de sintomas sistêmicos, como urticária, enjoos, dor abdominal, aceleração dos batimentos do coração, aumento da pressão arterial e falta de ar”, alerta a profissional. Nesses casos, o paciente deve ser levado imediatamente ao posto médico mais próximo, virado de lado durante o deslocamento para prevenir a aspiração de secreções para os pulmões.

    Tratamento para alergia à picada de mosquito


    Nos casos moderados, o dermatologista pode receitar substâncias anti-inflamatórias e antialérgicos tópicos, para passar sobre as lesões, e às vezes, sistêmicos, na forma de xaropes e comprimidos. Analgésicos podem ser necessários quando o paciente sentir dor. “A prevenção é feita com o uso regular de repelente nas áreas expostas e com roupas que cubram o corpo sempre que for a locais mais suscetíveis à picada de mosquitos”, recomenda Daniela. Não esquecer de eliminar focos de água parada é uma atitude que também ajuda a prevenir a dengue.

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes